Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

É calouro na UFC? Confira dicas que podem ajudá-lo em uma das melhores universidades do Brasil

Imagem: No Guia do Estudante, os novos alunos podem obter informações sobre a rotina universitária, serviços disponibilizados pela Instituição, equipamentos culturais e científicos, políticas de apoio aos estudantes mais vulneráveis e outras dicas (Foto: Viktor Braga/UFC)São mais de 4.600 estudantes que, ao realizar a confirmação presencial de matrícula nesta segunda (17) e terça-feira (18), tornam-se oficialmente parte da Universidade Federal do Ceará. Para a maioria desses calouros, trata-se da primeira experiência no ambiente universitário. Por isso, é comum surgirem dúvidas sobre como funciona a vida acadêmica e sobre toda a infraestrutura e os serviços da UFC.

Para facilitar a vida dos discentes, a Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI) lançou, no ano passado, o Guia do Estudante, site que reúne informações sobre a rotina universitária, serviços disponibilizados pela Instituição, equipamentos culturais e científicos, políticas de apoio aos estudantes mais vulneráveis e diversas dicas úteis no percurso que vai do ingresso à formatura.

A CCSMI reuniu aqui algumas das melhores informações do Guia. Façam ótimo proveito e sejam bem-vindos a esta Instituição, que é o maior patrimônio científico, tecnológico e cultural do Estado.

SIGAA – Os alunos ingressantes são automaticamente matriculados em todas as disciplinas ofertadas para o primeiro semestre de seus cursos. Elas podem ser verificadas e acompanhadas pelo aluno através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), uma ferramenta que disponibiliza funcionalidades como matrícula on-line, calendário acadêmico, oferta e acompanhamento de turmas, lançamento de notas, geração de documentos (como declarações de vínculo e histórico escolar), entre outras. Para se cadastrar no SIGAA, basta acessar o site.

E-MAIL INSTITUCIONAL – Todos os alunos da UFC podem criar uma conta de e-mail gratuita com o domínio "@alu.ufc.br". Para isso, após cadastrado no SIGAA, o estudante deverá acessar a UFCNet e criar a própria conta. O e-mail institucional oferece serviços como o Google Drive, no qual é possível fazer o upload de arquivos com cota de armazenamento ilimitado.

Imagem: Nas 20 bibliotecas instaladas nos diversos campi da UFC, os estudantes têm à disposição um acervo que inclui livros, dissertações, teses, monografias, folhetos, periódicos, mapas, slides, dentre outros materiais (Foto: Ribamar Neto/UFC)BIBLIOTECAS – Como a Universidade é um espaço de geração de conhecimento, as visitas às bibliotecas deverão fazer parte da rotina do estudante. A UFC conta com 20 bibliotecas, com um acervo que inclui livros, dissertações, teses, monografias, folhetos, periódicos, mapas, slides, dentre outros materiais. Parte do acervo é disponível para empréstimo domiciliar.

Para ter acesso a esse serviço, o aluno deverá comparecer à biblioteca de seu curso ou unidade acadêmica munido de documento de identidade com foto, atestado de matrícula emitido pelo SIGAA e declaração de matrícula fornecida pela coordenação ou pelo sistema Módulo Acadêmico (no caso dos alunos das Casas de Cultura Estrangeira). Com isso, poderá realizar seu cadastro.

Uma ferramenta essencial para todos que utilizam as bibliotecas da UFC é o Sistema Pergamum, que traz um catálogo on-line de todo o acervo e permite que o usuário reserve qualquer obra disponível e até renove o prazo do empréstimo de livros pela Internet.

Imagem: A UFC conta com restaurantes universitários nos campi de Fortaleza (Pici I e II, Benfica, Porangabuçu e LABOMAR), de Sobral, Quixadá, Russas e Crateús (Foto: Ribamar Neto/UFC)RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO – Uma das principais iniciativas na área de assistência estudantil são os Restaurantes Universitários (RUs), presentes nos campi de Fortaleza (Pici I e II, Benfica, Porangabuçu e LABOMAR), de Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. Somente em 2018, os RUs serviram 2,5 milhões de refeições, que são oferecidas no valor de R$ 1,10 aos estudantes.

Para os calouros começarem a ter acesso ao RU, a Coordenação do Restaurante Universitário disponibilizará gratuitamente, a partir desta segunda-feira (17), os cartões de acesso aos refeitórios para os alunos que comparecerem aos guichês munidos de documento comprobatório de seu vínculo com a UFC. Cada cartão pode ser recarregado pelo usuário com até 50 créditos, por meio de pagamento de Guia de Recolhimento da União (GRU), sem que seja necessário passar pelas filas dos refeitórios. Saiba mais em notícia publicada no portal da UFC

Alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada podem solicitar a isenção da taxa do RU. O benefício destina-se a estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial da UFC. O processo de solicitação da isenção é explicado em edital direcionado aos estudantes dos campi da UFC em Fortaleza. O edital específico para os campi do Interior será lançado em breve.

AUXÍLIOS E RESIDÊNCIA – Auxílio emergencial, auxílio-creche, residências universitárias e auxílio-moradia temporário são alguns dos subsídios que a UFC oferece a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Todos os anos, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) lança editais com as regras e o número de vagas disponíveis para cada um desses benefícios. Atualmente, há vários editais vigentes, com inscrições abertas ainda nesta semana. Confira no site da PRAE.

ÔNIBUS – Em Fortaleza, a UFC disponibiliza transporte regular ligando seus campi. São duas linhas: Pici/Porangabuçu/Benfica e Pici/LABOMAR. Além disso, possui um transporte intracampus, exclusivamente no Campus do Pici, circulando das 6h30min às 22h40min. Para ter acesso aos ônibus, basta apresentar comprovante de vínculo estudantil ou funcional com a Universidade. A melhor parte é que, além de gratuitos, os intercampi são linhas expressas, sem paradas nas vias da cidade.

Para não chegar atrasado na aula, é importante estar atento aos horários de saída dos ônibus e aos itinerários. Confira essas informações no site da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC.

Imagem: Estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial da UFC podem ter acesso gratuito a consultas em clínica geral e odontologia (Foto: Jr. Panela)SAÚDE DO ALUNO – Estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial podem ter acesso gratuito a consultas em clínica geral e odontologia por meio da Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor (CPASE). Para isso, o aluno deve ir à sede da CPASE (Av. da Universidade, 2536, Benfica, próximo ao Restaurante Universitário) das 7h às 19h, portando documento de identificação com foto e comprovante de matrícula atualizado.

O agendamento das consultas é realizado somente de forma presencial e para o próprio aluno solicitante. O telefone da coordenadoria é (85) 3366 7780.

Além disso, a UFC oferece a toda a comunidade (de dentro e de fora da Universidade) serviço de urgência odontológica 24 horas. O serviço é realizado na clínica do Campus de Porangabuçu (Rua Capitão Francisco Pedro, 1210, Rodolfo Teófilo) e funciona inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Um outro serviço prestado a toda a sociedade é o atendimento psicológico, realizado pela Clínica-Escola de Psicologia da UFC (Rua Waldery Uchôa, 3A, Benfica). Ansiedade, depressão e luto são os casos mais recorrentes. Os horários e locais para consulta são informados em matéria da Agência UFC.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO – A rotina universitária exige que os estudantes estejam atentos ao que acontece na Universidade, como eventos, prazos, lançamentos de editais e seleções etc. Uma das formas de fazer isso é acompanhar os canais oficiais de comunicação da UFC. Os perfis @ufcinforma no Instagram, Facebook e Twitter, a rádio Universitária FM 107,9, o canal da UFC no Youtube, a seção de notícias do Portal da UFC, a Agência UFC e o Guia do Estudante são alguns dos canais de divulgação de informações da Universidade, gerenciados pela Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional.

SEGURANÇA – No caso de qualquer emergência nos campi da UFC, o membro da comunidade acadêmica deve entrar em contato com o vigilante mais próximo ou acionar a Divisão de Vigilância e Segurança (DVS) por meio do telefone (85) 3366 9190. Essa medida é muito importante para que qualquer ocorrência possa ter o registro em livro de ocorrências e para que seja feito contato com responsáveis, socorro e/ou autoridades. Mais informações sobre canais de comunicação com a DVS podem ser vistas no site da UFC Infra.

OUVIDORIA – A Ouvidoria-Geral da UFC é um canal entre o cidadão e a Universidade, que tem como objetivo aperfeiçoar os serviços públicos prestados pela Instituição. O canal utilizado pela Ouvidoria para receber manifestações é o Fala.BR, plataforma desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU). A Ouvidoria também recebe atendimentos presenciais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Av. da Universidade, 2995, Benfica. É possível agendar um horário por telefone: (85) 3366 7339 e 3366 7344. Outra forma de atendimento é o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300