Reitor apresenta projetos ao LIDE Ceará e destaca medidas para garantir mais recursos para a UFC

Imagem:  O reitor Cândido Albuquerque apresentou todo o potencial de pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)Um importante momento de aproximação com o setor produtivo e de prospecção de parcerias entre a Universidade Federal do Ceará e a classe empresarial ocorreu na manhã desta quarta-feira (19), em Fortaleza. O reitor Cândido Albuquerque foi o palestrante convidado da reunião do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) do Ceará, na qual todo o potencial de pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo da UFC pôde ser apresentado.

E mais que isso: o encontro foi a oportunidade para despertar a classe empresarial cearense para as possibilidades de convênios que resultem tanto em investimentos para a Universidade quanto em soluções para a economia local e nacional, beneficiando todos os entes envolvidos.

"Os senhores talvez não tenham noção das ilhas de excelência que nós temos na UFC. A sociedade talvez nem saiba a qualidade dos nossos pesquisadores. Nós precisamos mostrar isso. E nosso intuito, agora, é implementar algumas mudanças para ampliar ainda mais essa interlocução e conquistar uma maior sustentabilidade para a nossa Universidade", explicou o Prof. Cândido.

O reitor teve a oportunidade de mostrar à classe empresarial projetos inovadores que devem passar a funcionar ainda neste semestre: o Parque Tecnológico, o Condomínio de Empreendedorismo, a Agência de Inovação e o Instituto de Inteligência Artificial.

O Condomínio de Empreendedorismo, por exemplo, deverá ser inaugurado em março deste ano. Trata-se de uma estrutura que irá congregar, em um único prédio no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, agentes que lidam diretamente com o empreendedorismo dentro e fora da UFC, favorecendo a interlocução entre entes internos e externos.

Já o Parque Tecnológico, cuja discussão teve início em 2017, também deve começar a funcionar nos próximos meses, reunindo diversas parcerias entre a Universidade e organizações empresariais. Pelo modelo de funcionamento previsto para o parque, deverá haver ampliação do financiamento de laboratórios e pesquisas para a criação de produtos e projetos inovadores.

Imagem: O reitor também teve a oportunidade de mostrar à classe empresarial projetos inovadores que devem passar a funcionar ainda neste semestre: o Parque Tecnológico, o Condomínio de Inovação e o Instituto de Inteligência Artificial (Foto: Ribamar Neto/UFC)"Tudo isso que nós estamos fazendo na UFC só tem sentido se os senhores participarem. Se a classe produtiva não passar a integrar esses espaços, esse trabalho não terá resultado. A sociedade precisa ir para dentro da Universidade. Nós queremos dar maior impacto social às nossas pesquisas", afirmou o reitor.

RECEPÇÃO POSITIVA – A palestra do Prof. Cândido foi assistida com atenção por cerca de 30 empresários, membros do LIDE Ceará. Muitos deles elogiaram a iniciativa da atual gestão de buscar maior conexão entre a Universidade e os diversos setores da sociedade.

"Isso representa uma abertura de diálogo com a iniciativa privada. Eu acredito muito neste match da ciência com o setor de negócios. Por isso fizemos questão de ouvir sobre os projetos da UFC. Inclusive, já estamos conversando sobre a ideia de levar membros do LIDE para conhecer pessoalmente os projetos da Universidade", adiantou a presidente do LIDE Ceará, Emília Buarque.

O empresário Igor Queiroz, diretor do Instituto Myra Eliane, que é parceiro da UFC, também elogiou a iniciativa. "A UFC é uma entidade importantíssima de formação, é o grande celeiro do saber, com honra e tradição. Agora, essa visão de aproximação com o setor empresarial, com todos os setores da sociedade, pode levar a Universidade a uma dimensão nunca vista", afirmou.

Além dos empresários, estiveram presentes no evento o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; e o coordenador de Empreendedorismo dessa pró-reitoria, Prof. Abraão Saraiva.

MAIS RECURSOS PARA A UFC – Durante a palestra, o reitor também falou sobre as medidas administrativas que estão sendo tomadas para que a Universidade ganhe maior autonomia financeira. Dois pontos foram destacados: a produção de energia própria e o sistema TáxiGov para transporte de servidores em deslocamentos de trabalho.

Imagem: Além dos empresários e do reitor, estiveram presentes no evento outras autoridades universitárias da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)No início de fevereiro, a UFC recebeu as placas fotovoltaicas para a produção de energia solar, adquiridas no início da atual gestão. Segundo o reitor, a proposta é que a Universidade possa não só ter uma economia em sua conta de energia, mas que também possa vender o insumo, obtendo, assim, mais recursos próprios.

"Em vez de pagar uma conta de R$ 1,8 milhão, como pagamos hoje, já vamos diminuir R$ 500 mil desse valor. E nossa ideia é que em dois anos a gente possa vender energia, com o dinheiro indo para a pesquisa, para a extensão. As universidades no mundo inteiro estão buscando se manter. Não estou dizendo que os governos não tenham de investir nas universidades. Nós defendemos o ensino público e gratuito. Mas isso não significa que não possamos atrair recursos próprios", explicou o reitor.

Em relação ao TáxiGov, o Prof. Cândido afirmou ainda que a mudança no modelo de transporte resultará em economia para a Universidade, já que os antigos veículos próprios da UFC significavam um custo maior para a Instituição.

"Com o que vamos economizar, a Reitoria decidiu que nós vamos investir em pesquisa. Os pesquisadores vão apresentar projetos e nós vamos destinar o que for economizado em pesquisa", anunciou o reitor.

O evento com o LIDE Ceará ocorreu no hotel Gran Marquise. O LIDE é um grupo multissetorial, independente, apartidário, com alta conectividade e com foco no desenvolvimento socioeconômico. Está presente em cinco continentes: América, Europa, África, Ásia e Oceania.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331