SISU 2020: divulgadas relações de inscritos no Banco de Suplentes; entenda como funciona

Imagem: arte do SISU na UFCA Coordenação do Sistema de Seleção Unificada (SISU) na Universidade Federal do Ceará divulgou, nesta quarta-feira (19), as relações com todos os candidatos inscritos em Banco de Suplentes de Cotas e de Ampla Concorrência. Se houver vaga a ser ocupada, a primeira convocação de suplentes está prevista para esta sexta-feira (21).

O cronograma completo de possíveis convocações pode ser verificado no Edital nº 06/2020 PROGRAD/UFC. As convocações, quando ocorrerem, serão sempre realizadas na página do SISU na UFC, no horário previsto de 15h.

De acordo com o edital, a UFC poderá realizar até oito convocações de suplentes, se houver vagas a serem ocupadas no período. Essas vagas podem ser decorrentes de matrículas não confirmadas na coordenação do curso, de desistências formais ou de matrículas canceladas, tanto no primeiro quanto no segundo semestre letivo.

Se o candidato for convocado, deverá comparecer à coordenação do curso, no prazo de três dias úteis (contando a partir do primeiro dia útil seguinte à data da convocação), para ativar sua matrícula. Lá, terá que apresentar RG (ou outro documento oficial com foto) e assinar o termo de ciência em duas vias (uma ficará com o coordenação e a outra com o candidato).

A ativação de matrícula é obrigatória e presencial, podendo ser realizada pelo próprio candidato, mesmo que menor de idade, ou por procurador legalmente reconhecido. Neste caso, a procuração deve ser autenticada em cartório (ou administrativamente, mediante apresentação de documento oficial original com foto do candidato) e ficará retida na coordenação, junto com fotocópia do RG do procurador.

O não comparecimento dentro deste prazo implicará na perda do direito à vaga, que poderá ser ofertada a outro candidato suplente na convocação seguinte. O candidato estará eliminado do SISU 2020 na UFC.

SEMESTRE DE INGRESSO – O documento de convocação informará o semestre de ingresso de cada candidato. Ingressantes no primeiro semestre estão dispensados da Confirmação Presencial de Matrícula. Já os ingressantes no segundo semestre deverão obrigatoriamente fazer a Confirmação Presencial de Matrícula, na coordenação de curso, nos dias 22 ou 23 de julho.

Entretanto, é importante lembrar que, se o curso possuir também entrada no primeiro semestre, poderá haver remanejamento de candidatos do segundo semestre para o primeiro semestre após cada convocação subsequente, com atualização do resultado de matrícula no site do SISU na UFC. Os candidatos remanejados serão informados também por e-mail.

COTISTAS – Candidato cotista terá a documentação comprobatória analisada somente se convocado. Importante destacar que, se convocado e ingressante no primeiro semestre, deverá iniciar suas atividades letivas normalmente, pois estará liminarmente matriculado até o resultado definitivo da análise de cota. Se, após o período de regularização/recurso, sua documentação permanecer indeferida, o candidato perderá o direito à vaga, que poderá ser ocupada por outro suplente na convocação subsequente.

PCD – Candidato à cota específica para pessoa com deficiência (PCD) passará obrigatoriamente por entrevista com comissão multiprofissional para comprovar o direito à vaga.

LEGISLAÇÃO – Os suplentes serão convocados de acordo com a classificação em seu curso, grau, turno e modalidade de concorrência.

Por lei, os candidatos cotistas concorrem também na Ampla Concorrência, segundo prevê a Portaria Normativa nº 18/2012, do governo federal. Deste modo, cotistas podem ser chamados tanto para vagas de Cota quanto para vagas de Ampla Concorrência, desde que tenham nota suficiente para tal, já que a Lista de Espera de Ampla Concorrência os unifica pela classificação da nota no ENEM.

A mesma portaria e também a Portaria nº 9/2017 definem que, em caso de não preenchimento das vagas reservadas a uma determinada cota, elas não fiquem ociosas e sejam remanejadas para outras cotas.

Os candidatos devem acompanhar as informações sobre o processo seletivo na Universidade Federal do Ceará pelo site do SISU na UFC. Dúvidas são respondidas exclusivamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.