Universitária FM veicula especial de Carnaval sobre 70 anos do trio elétrico criado por Dodô e Osmar

Imagem: Dodô (à esquerda) e Osmar, inventores do trio elétrico do Carnaval de Salvador (Foto: Mario Luiz Thompson/Folhapress)O fenômeno de massa criado por Dodô e Osmar e que se espalhou por todo o Brasil é o tema dos próximos Universitária Especial e Entrevista Especial da Rádio Universitária FM 107,9, emissora da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e da Universidade Federal do Ceará. Os programas vão ao ar na segunda (24) e na terça-feira (25) de Carnaval, às 11h, e prometem animar a festa com informação e músicas tradicionais que embalam a folia até os dias de hoje.

O primeiro programa traça a história do surgimento do trio, em 1950, quando a dupla de amigos liga a bateria de um carro a instrumentos eletrificados e sai pelas ruas de Salvador tocando frevo. O músico Armandinho, filho de Osmar; o compositor cearense Fausto Nilo, a cantora Margareth Menezes e o técnico de som Tito Menezes dão depoimentos sobre a importância dessa criação para o Carnaval e para as manifestações culturais que aparecem a partir do trio.

No dia seguinte, a Rádio Universitária presenteia os ouvintes com uma entrevista concedida por Fausto Nilo. Nela, o compositor conta que chegou a compor dezenas de músicas para o Trio e que era cobrado, a cada ano, por Osmar para escrever novas canções. Entre as criações mais conhecidas estão Bloco do Prazer, Vida Boa e Coisa Acesa.

Os programas tiveram produção de Carolina Areal, Fabrício Girão e Síria Mapurunga; coordenação de produção de Igor Vieira; operação de áudio de José Raimundo Lustosa; e na apresentação, Carolina Areal e Síria Mapurunga.

Fonte: Rádio Universitária FM – fone: (85) 3366 7471