UFC se consolida como a melhor universidade pública do Norte e Nordeste, aponta ranking THE

Imagem: O Times Higher Education é um dos mais importantes rankings do ensino superior do mundo Um dos mais importantes e prestigiados rankings internacionais do ensino superior, o britânico Times Higher Education (THE), traz mais uma vez a Universidade Federal do Ceará entre seus destaques. Segundo o THE, a UFC é a melhor instituição pública do Norte e Nordeste do Brasil, à frente de outras universidades federais importantes, como a de Pernambuco (UFPE), da Bahia (UFBA) e do Pará (UFPA).

A mais recente lista do THE aponta as principais universidades entre os países de economia emergente, na qual constam 23 do Brasil. Entre as instituições brasileiras, a UFC coloca-se em 12º lugar, dividindo a posição com outras quatro universidades.

A lista é encabeçada pela Universidade de São Paulo (USP), que ocupa o 14º lugar no ranking geral, o qual avaliou 533 universidades de 47 países ou regiões, entre eles China, Índia, África do Sul, Rússia, Arábia Saudita, México, Argentina e Chile. No levantamento, as primeiras 200 universidades são classificadas individualmente. A partir daí, as instituições são agrupadas por faixas. A Federal do Ceará ficou listada na faixa 351-400.

Para o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, todo o esforço feito pela Universidade nos segmentos de inovação, pesquisa e empreendedorismo está trazendo resultados. O reitor parabeniza toda a comunidade acadêmica pelo fato de a UFC estar bem posicionada em mais um índice de avaliação internacional.

"Ao ser situada entre as melhores universidades brasileiras e como a melhor do Norte e Nordeste, a UFC mostra todo o seu potencial. É muito alvissareiro ver que a nossa Universidade tem evoluído significativamente na internacionalização e na troca de conhecimentos com as empresas e com a sociedade civil. Temos certeza de que, no próximo ano, a nossa posição será mais sólida do que hoje, pois estamos em um ciclo de crescimento permanente", afirmou o Prof. Cândido Albuquerque.

Imagem: A UFC está consolidada como a melhor universidade pública do Norte e Nordeste (Foto: Jr. Panela/UFC)QUADRO GERAL – O país com mais universidades bem avaliadas no THE 2020 é a China, com 14 instituições entre as 30 primeiras colocadas. A Universidade de Tsinghua mantém-se na primeira posição, seguida da Universidade de Pequim, da Universidade de Zhejiang e, em quarto lugar, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China. Entre as 10 melhores, o gigante asiático só divide lugar com Rússia, Taiwan e África do Sul.

O ranking aponta uma evolução da presença da África do Sul e da Arábia Saudita, mas destaca a continuidade de um desempenho negativo do Brasil nos últimos anos, com redução no número de universidades entre as mais bem colocadas.

CRITÉRIOS – O ranking considera os seguintes itens: ensino, pesquisa, citações, internacionalização e transferência de conhecimento. O resultado da UFC foi puxado, principalmente, pelos itens ensino, cuja nota obtida foi de 22,4; internacionalização (25,9) e transferência de conhecimento (38,6).

Todos os detalhes do desempenho da UFC podem ser vistos no site da THE.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331