Procurar no portal

PPG em Estudos da Tradução realiza defesa da 50ª dissertação nesta quinta-feira (27)

Imagem: fundo branco com a sigla POET em caixa alta azul. Abaixo, Pós-graduação em Estudos da Tradução na cor cinzaO Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) da Universidade Federal do Ceará realiza, nesta quinta-feira (27), defesa da dissertação nº 50. O autor do trabalho é o mestrando Francisco Allan Montenegro Freire, que apresentará a pesquisa Tradução de histórias em quadrinhos japonesas: análise do mangá "Cavaleiros do Zodíaco" no Brasil.

A dissertação será apresentada às 10h, na Sala Interarte, localizada próximo à Casa de Cultura Alemã, na área 1 do Centro de Humanidades da UFC (Av. da Universidade, 2683, Benfica).

Orientado pela professora Marie-Hélène Catherine Torres, docente permanente do POET/UFC, o trabalho estuda as versões traduzidas e retraduzidas da obra Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) no Brasil. Foi realizada uma pesquisa exploratória, do tipo bibliográfica, a partir de quatro versões brasileiras de Cavaleiros do Zodíaco.

O autor buscou analisar e traçar um paralelo entre as teorias da tradução e da retradução, observando o contexto que envolve a produção de diferentes traduções de um mesmo mangá. Além do processo tradutório do idioma japonês, o mestrando se deparou com outros desafios no decorrer da pesquisa, como o uso desenfreado de onomatopeias, as nuances dos pronomes pessoais e de tratamento, e o levantamento do perfil do tradutor.

Francisco Allan foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e representante discente do Programa. É graduado em Direito (2008) pelo Centro Universitário Farias Brito e especialista em Gestão de Projetos (2015) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Além da orientadora, integram a banca examinadora da dissertação Gilles Jean Abes, docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina, e Walter Carlos Costa, professor do POET/UFC.

POET – O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) teve início no segundo semestre de 2014 com a proposta de formar pessoal para o exercício das atividades de pesquisa, tradução, edições comentadas de traduções, entre outras. Atua também como referência nos estudos da tradução no Norte-Nordeste do País.

Fonte: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300