Procurar no portal

Políticas públicas que transformaram cidades são tema de evento com apoio da UFC

Imagem: O Seminário tem a UFC entre os apoiadores A Universidade Federal do Ceará é parceira do 4º Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades, que será promovido pela Prefeitura de Fortaleza, de 4 a 6 de março, no Centro de Eventos do Ceará. A promoção traz à capital cearense especialistas e líderes políticos nacionais e internacionais para o debate de ações que transformaram cidades.

Vários assuntos pautados pelo seminário são de interesse do público universitário: mobilidade; espaços urbanos e cidadania; saúde; juventude e empreendedorismo; economia e cidades criativas; educação; primeira infância; e protagonismo das cidades. As inscrições estão abertas e são gratuitas, devendo ser feitas pela Internet.

O Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades é vinculado à agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Reunirá especialistas e líderes políticos nacionais e internacionais para o debate de políticas públicas que transformaram cidades. A programação completa está disponível aqui.

CONVIDADOS – Várias lideranças de prestígio estão confirmadas no evento, entre elas, Gil Peñalosa, presidente do Conselho do World Urban Parks, organismo representativo internacional de parques urbanos, espaços abertos e setores de recreação, com sede na Nova Zelândia.

Também estarão presentes a pioneira americana que ajudou a moldar as práticas e políticas da primeira infância nos Estados Unidos e em diversos países, Sharon Lynn Kagan (Universidade Columbia, EUA); o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que lidera o Projeto Andar de Novo, o qual já soma 20 anos de pesquisa sobre a interface cérebro-máquina; e Marc Brackett, Ph.D. e fundador do Centro de Inteligência Emocional da Universidade de Yale (EUA).

Imagem: Um dos eventos paralelos discutirá o que as políticas cicloviárias em Copenhague (Dinamarca) e Fortaleza (Brasil) têm em comum (Foto: Viktor Braga/UFC)DESIGN, DEMOCRACIA E BICICLETAS – O Seminário Internacional traz em sua programação três eventos paralelos: o "Café com design", "Deliberação cidadã: uma inovação democrática para fortalecer as políticas públicas" e "De Fortaleza a Copenhague numa bike, uma conversa sobre políticas cicloviárias".

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO será tema do "Café com design", no dia 5 de março, das 16h às 19h. O evento reunirá profissionais e especialistas de diversos segmentos de economia criativa para bate-papo sobre experiências e processos criativos.

Em 2019, Fortaleza foi escolhida "Cidade criativa do design" pela UNESCO, e o concurso da marca Fortaleza Cidade do Design será lançado nesta edição especial. O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições são on-line.

Outro evento paralelo é o "Deliberação cidadã: uma inovação democrática para fortalecer as políticas públicas", também no dia 5 de março, das 9h às 12h. Serão debatidos desafios e oportunidades de assembleias, conselhos e júris cidadãos como mecanismos inovadores na tomada de decisões políticas coletivas.

O debate terá como convidado principal Iain Walker, diretor-executivo da New Democracy, fundação australiana que coordena o programa Capacitando Iniciativas Nacionais que Levem à Democracia além das Eleições (em tradução livre), do Fundo das Nações Unidas para a Democracia (UNDEF). As inscrições também são on-line.

Já o evento "De Fortaleza a Copenhague numa bike, uma conversa sobre políticas cicloviárias" discutirá a seguinte questão: o que as políticas cicloviárias em Copenhague (Dinamarca) e Fortaleza (Brasil) têm em comum? A Embaixada da Dinamarca no Brasil e a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária em Fortaleza apresentam as políticas de mobilidade urbana nas duas capitais, no dia 4 de março, das 16h às 19h. O evento conta, ainda, com bate-papo sobre bicicletas e segurança viária.

O Seminário Internacional de Políticas Públicas para Cidades é promovido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais e Federativas. Conta com a parceria do Governo do Estado do Ceará, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Universidade Federal do Ceará (UFC), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Grupo J. Macêdo, Café Três Corações, Universidade de Fortaleza (UNIFOR), iProject TI e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (SINDIÔNIBUS).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Coordenadoria de Relações Internacionais e Federativas (CERIF), da Prefeitura de Fortaleza – fone: 85 3105 2721

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300