Projeto de extensão promove palestras sobre transtorno bipolar; serão 10 encontros em março

Imagem: Logo do GETAO Grupo de Estudos em Transtornos Afetivos (GETA), projeto de extensão da Universidade Federal Ceará, promove, no mês de março, a quinta edição do Bipomarço. O evento, que tem o objetivo de difundir o conhecimento sobre o transtorno bipolar, é gratuito e aberto ao público. Serão 10 encontros ao longo do mês, em diversos locais. A abertura será na segunda-feira (2), às 19h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), localizado na Av. Barão de Studart, 1980, na Aldeota, com o tema "O que é transtorno bipolar".

As demais palestras serão sobre os seguintes temas: "Sexualidade"; "Psicodiagnóstico no transtorno bipolar"; "Abuso de substâncias"; "Suicídio"; "Psicoeducação"; "Transtorno Esquizoafetivo"; "Apoio à família do paciente com transtorno bipolar"; "Alimentação neuroprotetora"; e "Eletroconvulsoterapia". Os interessados deverão consultar a programação para verificar a data e o local de cada atividade.

A organização do evento informa que, por motivo de logística, as inscrições on-line já foram encerradas, mas haverá possibilidade de inscrição presencial nos dias das palestras. Os participantes que tiverem 75% de presença durante os dez encontros receberão certificado de 40 horas.

O Bipomarço é um evento anual organizado pelo GETA para informar a população sobre o transtorno bipolar, doença crônica caracterizada por oscilações de humor que variam entre episódios de mania e depressão, com ou sem sintomas psicóticos. O mês foi escolhido em referência a 30 de março, Dia Mundial do Transtorno Bipolar, data eleita em homenagem ao aniversário do pintor Vincent van Gogh, diagnosticado com a alteração de humor.

Nesta edição, o Bipomarço conta com o apoio do Núcleo de Psicofarmacologia Aplicada da UFC; da Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSAM) da Universidade Estadual do Ceará (UECE); da Liga de Atenção Primária em Saúde (LIAPS); da Liga de Cancerologia e Infectologia (LICI) e da Liga Acadêmica de Promoção à Saúde (LAPS), as três últimas vinculadas à Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

GETA – O Grupo de Estudos em Transtornos Afetivos (GETA) é um projeto de extensão que atua no Ambulatório de Psiquiatria do Hospital Universitário Walter Cantídio. Vinculado ao Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da UFC, sob orientação dos professores Fábio Gomes de Matos e Luísa Bisol, o grupo promove assistência, pesquisa e ensino relativos ao transtorno bipolar.

Informações sobre inscrições, dias e locais das palestras estão disponíveis no perfil do GETA no Instagram.

Fonte: João Pedro Façanha, do Núcleo de Psicofarmacologia Aplicada – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.