Pós-graduação em Química convida para eventos com foco em ciência e internacionalização

Imagem: Os eventos são promovidos pelo PGQUIM, mas são abertos a toda a comunidade interessada (Foto: Ribamar Neto/UFC)O Programa de Pós-Graduação em Química (PGQUIM) da Universidade Federal do Ceará promove, em março, dois eventos com foco em ciência e internacionalização. O primeiro é o ciclo de palestras, que, a cada sexta-feira do mês, discutirá temas relevantes da química e áreas afins; o segundo é o seminário com alunos intercambistas, que irão compartilhar suas experiências de estudos no exterior.

O ciclo de palestras tem início no dia 6 de março, às 15h, no anfiteatro do bloco 940 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A Profª Conceição Ferreira de Oliveira falará sobre a "Identificação de novas moléculas com potencial antitumoral da biodiversidade brasileira: uma abordagem química e biológica".

O ciclo seguirá nas sextas-feiras posteriores, sempre às 15h, com os seguintes temas: "metaloproteínas termorresistentes", "distribuição e especiação de arsênio em amostras de camarão do Brasil" e "versatilidade das técnicas eletroquímicas".

As inscrições ocorrem até 4 de março de 2020, na secretaria do programa. Alunos do PGQUIM que apresentarem frequência igual ou superior a 75% terão direito ao aproveitamento de dois créditos no semestre 2020.2.

Mais informações são obtidas no site do programa.

INTERCÂMBIOS – Também em março, serão realizados seminários com alunos do PGQUIM que tiveram experiências de intercâmbio no exterior. Os eventos são abertos a toda a comunidade acadêmica e têm o objetivo de estimular outros estudantes a participar de vivências internacionais.

Nos últimos três anos, sete alunos do PGQUIM fizeram intercâmbio em instituições estrangeiras. O primeiro a compartilhar experiências será Edmilton Diniz Carvalho. No dia 4 de março, às 14h, no anfiteatro do bloco 940, ele falará sobre sua temporada de estudos na Universidade Paul Sabatier (França), de novembro de 2017 a abril de 2019.

A programação completa do seminário de internacionalização também pode ser vista no site do PGQUIM.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Química da UFC – fone: (85) 3366 9981