Procurar no portal

Wolney Oliveira será agraciado com a Medalha Iracema, maior comenda da Prefeitura de Fortaleza

O professor daImagem de Wolney Oliveira fazendo referência a uma tela de cinema com os dedos Universidade Federal do Ceará e diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO), Wolney Oliveira, foi anunciado como um dos quatro nomes a serem homenageados com a Medalha Iracema. A medalha é a maior comenda do Poder Executivo Municipal e homenageia personalidades que, em sua área de atuação profissional, contribuem para o desenvolvimento de Fortaleza. A solenidade de entrega será realizada no dia 16 de abril, às 19 horas, no Teatro São José.

Este é o terceiro ano em que a Prefeitura concede a outorga. Nesta edição, a comenda faz parte das comemorações do aniversário da cidade que, no próximo dia 13 de abril, completa 294 anos. Além de Wolney, serão agraciados com a medalha o engenheiro civil e ex-senador Eudoro Santana, o empresário Júlio Ventura Neto e o humorista Tom Cavalcante.

Wolney Oliveira é diretor, roteirista e produtor de cinema. Nascido em Fortaleza, no dia 9 de junho de 1960, Wolney Oliveira formou-se pela Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de Los Baños (EICTV), em Cuba, com especialização em Fotografia. Em seu portfólio, constam 14 filmes sob sua direção, entre curtas e longas-metragens, os quais lhe renderam uma série de premiações nacionais e internacionais.

Sua mais recente produção, Soldados da Borracha, garantiu-lhe, em dezembro passado, cinco troféus na Mostra Competitiva de Longas-Metragens Sob o Céu Nordestino, do 14º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, incluindo os de Melhor Longa-Metragem e Melhor Longa-Metragem pelo Júri Popular. Ela já havia sido premiada como melhor documentário na última edição do festival internacional de documentários É Tudo Verdade, um dos mais importantes da América Latina. O filme resgata a saga de cerca de 60 mil brasileiros enviados para a região amazônica pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial para trabalhar como seringueiros.

Além de dirigir a Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento cultural da UFC, Wolney Oliveira também é presidente do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema que, em 2020, chega à sua 30ª edição.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300