Lançadas bolsas de estímulo ao empreendedorismo, com inscrições até dia 16; assista à reportagem

Imagem: foto de três homens sentadosA Universidade Federal do Ceará deu mais um passo para o fortalecimento do empreendedorismo e da inovação. Na tarde dessa sexta-feira (28), professores, pesquisadores e representantes do poder público e do setor produtivo do estado do Ceará estiveram presentes no auditório da Reitoria da UFC para o evento de lançamento oficial do edital de concessão de bolsas de estímulo ao empreendedorismo inovador.

Ofertadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Inovação, o Edital PIBI/UFC nº 02/2020 tem o objetivo de estimular o empreendedorismo na UFC. Ao todo, são ofertados 98 benefícios para estudantes de todos os cursos e campi da Instituição. As inscrições, já abertas, seguem até o dia 16 de março.

Imagem: reitor falando no pulpitoNa ocasião, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, destacou que o programa de concessão de bolsas é uma forma de acolher o empreendedorismo na Universidade. "Nós vamos ter um novo ambiente, o Condomínio de Empreendedorismo, onde as pessoas que estão com projetos de inovação, empreendedorismo, terão, dentro da Universidade, o seu próprio espaço", informou. Para ele, este já é um dos destaques da nova gestão, que, além do empreendedorismo, possui a inovação e a internacionalização como principais eixos de atuação.

Presente no evento, o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, destacou a importância do programa. "Empreender tem que ser parte hoje do pensamento dos universitários. A gente tem várias oportunidades, de sermos pesquisadores, servidores públicos, mas também o empreendedorismo tem que ser cada vez mais uma alternativa", observou.

Confira mais fotos do lançamento no flickr da UFC

Imagem: foto Prof. AbraãoAo apresentar o programa de concessão de bolsas, o Prof. Abraão Saraiva, coordenador de Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), lembrou que esse era um anseio antigo. De acordo com ele, desde 2014, quando ingressou como docente na UFC, o professor pergunta aos estudantes sobre as perspectivas para o futuro e muitos dizem que gostariam de "empreender".

Neste sentido, segundo o Prof. Abraão, o lançamento do edital vem para estimular o protagonismo dos próprios estudantes e incentivar atividades empreendedoras entre os discentes. São aceitas propostas de empreendimentos e startups com potencial de geração de novos produtos inovadores e sustentáveis para a sociedade.

Cada projeto deve ser apresentado por equipes multidisciplinares formadas por até cinco estudantes e um servidor docente ou técnico-administrativo atuando como orientador. "Estamos empoderando nossos alunos para que desde a largada eles tenham espírito empreendedor", comentou, lembrando que as inscrições são feitas pelos próprios discentes.

Imagem: foto Anderson MoraisEXPERIÊNCIA – Como inspiração, Anderson Morais apresentou sua experiência como cofundador e CEO da Agenda Edu, aplicativo desenvolvido para melhorar a comunicação entre escola e família. Egresso do Curso de Direito da UFC, o jovem teve a ideia do aplicativo aos 23 anos de idade, durante um evento de startups. Com 6 anos de história, a Agenda Edu já possui mais 2.500 escolas como clientes e 1,8 milhão de usuários. "Uma carreira empreendedora começa tijolo por tijolo, fundamento por fundamento", informou.