Seara da Ciência realiza cerimônia em comemoração de seus 20 anos nesta quarta-feira (4)

Imagem: A Seara da Ciência, como espaço de divulgação científica e tecnológica da UFC, recebe entre os visitantes muitos alunos de escolas públicas (Foto: Jr. Panela)A Seara da Ciência, espaço de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará, realizará, nesta quarta-feira (4), às 16h, evento em comemoração de seus 20 anos de criação. Aberta ao público, a cerimônia homenageará importantes nomes da história do equipamento, bem como os participantes da segunda edição da Coleção Santo de Casa, projeto audiovisual desenvolvido pela Seara.

Na ocasião, receberão congratulações o ex-reitor da UFC Roberto Cláudio Frota Bezerra, pela criação da Seara da Ciência, em 29 de dezembro de 1999; o Prof. Lindberg Lima Gonçalves, por disponibilizar o primeiro edifício para instalação da Seara, onde atualmente funciona a sede da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGEP (Rua Paulino Nogueira 315, Benfica); e o também ex-reitor Ícaro de Souza Moreira (in memoriam), que idealizou e adquiriu os recursos para a construção do novo e atual prédio da Seara (Rua Dr. Abdenago Rocha Lima, s/n – Campus do Pici).

SANTO DE CASA – A coleção de vídeos Santo de Casa aborda, em formato de entrevista, a biografia de cientistas locais que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão e deixaram importante legado para a ciência cearense. A intenção do projeto é homenagear essas personalidades por meio da divulgação de suas histórias.

Os escolhidos para estrelar a atual edição também receberão homenagens durante a cerimônia. São eles: o Prof. Rubens de Azevedo (in memoriam), astrônomo e fundador da Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA) e do primeiro observatório popular brasileiro; o médico Hélio Rola, professor emérito do Departamento de Fisiologia e Biofísica; o professor emérito João Lucas Marques Barbosa, do Departamento de Matemática da UFC e membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Cearense de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico na categoria Grã-Cruz; a professora emérita Maria da Guia Lima, do Departamento de Bioquímica da UFC; e o Prof. Francisco Belmino Romero, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC.

Fonte: Prof. Ilde Guedes, diretor da Seara da Ciência – fone: (85) 3366 9245