Equipe vencedora da etapa continental da SteelChallenge é recebida pelo reitor

Imagem: Equipe vencedora do SteelChallenge ao lado do reitor, do vice-reitor e do diretor do Centro de Tecnologia (Foto: Viktor Braga/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu na manhã desta segunda-feira (2) a equipe de alunos do Curso de Engenharia Metalúrgica do Centro de Tecnologia da UFC que conquistou o primeiro lugar do continente americano na categoria Estudante da SteelChallenge, competição mundial de siderurgia organizada pela SteelUniversity.

A equipe esteve no Gabinete do Reitor acompanhada do diretor do CT, Prof. Carlos Almir Monteiro de Holanda. É a quinta vez consecutiva que a UFC se destaca na etapa continental da disputa. A equipe irá agora participar da etapa mundial da competição, que ocorrerá na Inglaterra, em 21 de abril. Os alunos foram parabenizados pelo reitor Cândido Albuquerque e pelo vice-reitor, Prof. Glauco Lobo.

Na SteelChallenge, os participantes são desafiados a produzir a tonelada de aço mais barata dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelas regras da competição. Na etapa continental, a equipe da UFC produziu a tonelada no valor de US$ 417,48. Integram a equipe os alunos Mateus de Oliveira, Bruno Saunders, Dylan Santos e Daniel Almeida (este último não pôde comparecer à visita).

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

O Prof. Carlos Almir ressaltou que o brilhante desempenho da UFC nessa disputa remonta a 2011, quando a primeira turma do Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC ainda nem havia se formado, o que ocorreria no fim daquele ano. A equipe concorrente em 2011 ganhou a etapa continental e a mundial. Depois vieram vitórias em 2015 (também nas duas etapas), 2016, 2017 e 2018, nas etapas continentais, e em 2019, a última, na qual a UFC se qualificou para a mundial.

Após a fala do Prof. Almir, os jovens alunos fizeram, com detalhes, uma apresentação para o reitor sobre a natureza e os desafios da competição. Mateus Oliveira explicou que nessa etapa, ocorrida em novembro do ano passado, mais de 2 mil participantes de 54 países tiveram 24 horas para apresentar, por meio de simulação com base em complexos programas usados na indústria mundial, a produção da tonelada de aço mais barata. Vencida essa etapa virtual, a próxima será presencial. Para irem até Londres, os jovens alunos solicitaram apoio ao reitor, que prometeu todo o empenho com a possibilidade de articulação com outras instituições e empresas.

IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL – Para o reitor Cândido Albuquerque, a participação e o excelente desempenho dos alunos na SteelChallenge "mostram exatamente a pesquisa com impacto social, aplicada, ou seja, ela modifica o setor produtivo, contribui para o setor produtivo. Isso é que é fundamental. Essa ideia de inovar, de empreender está dentro desse espírito e tenho certeza de que eles, participando agora em Londres da etapa mundial, serão extremamente bem-sucedidos, até porque o histórico de nosso curso é de campeão".

Mateus Oliveira, à frente da equipe, comentou que "não é uma competição fácil. Passamos 24 horas simulando [o processo] e mais uma vez repetimos o resultado de 2018. É uma grande oportunidade e um orgulho representar novamente o Brasil fora do País. Esperamos conseguir o primeiro lugar na etapa mundial e trazer esse troféu aqui para a UFC". Para ele, é uma amostra importante de que a Universidade pode colaborar com a sociedade. Segundo o aluno, com a produção ao menor custo é utilizado menos material e, nessa área, é possível unir pesquisa, empreendedorismo e sustentabilidade.

Leia mais: Estudantes da UFC se destacam em etapas regionais de competição mundial de siderurgia

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331