UFC prepara campanha educativa e cria grupo de trabalho sobre novo coronavírus

Imagem: participantes da reunião sentados em volta de uma mesa (Foto: Ribamar Neto/UFC)Em reunião nesta segunda-feira (2), a Universidade Federal do Ceará começou a traçar estratégias de prevenção e combate ao COVID-19, o novo coronavírus. Uma das primeiras ações será o desenvolvimento de uma campanha didática, de esclarecimento e prevenção, direcionada para a comunidade acadêmica e a sociedade. A campanha irá utilizar o conhecimento dos profissionais da Universidade para levar informações confiáveis sobre o novo vírus e como se prevenir.

Além disso, a Universidade quer colocar seu corpo de servidores e sua infraestrutura à disposição da sociedade para ajudar em ações que evitem a disseminação do vírus e do pânico causado pela desinformação. Para isso, criou um grupo de trabalho (GT) composto pelos seguintes profissionais médicos: vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; Profª Elizabeth Daher; Prof. Anastácio Queiroz; Prof. João Macedo; e Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior.

Esse grupo fará articulação institucional com autoridades de saúde do Estado e municípios. Ele também ficará responsável por definir ações estratégicas contra o vírus e, em último caso, definir medidas a serem adotadas caso o coronavírus evolua de forma acelerada, como chegou a ocorrer em países da Europa.

"Nosso grande problema hoje é a falta de informação. Estamos discutindo o que podemos fazer para clarear as dúvidas e contribuir com informações de qualidade", explica o reitor Cândido Albuquerque, que convocou a reunião. "A UFC tem de ser protagonista nesta situação. É um dever da Universidade, e as pessoas esperam, notadamente neste momento, que a gente assuma papel de destaque em prol da sociedade", completou o reitor.

Além dos integrantes do GT, também participaram do encontro o Prof. Marcus Vinícius e Ana Paula Carvalho, respectivamente pró-reitor de Gestão de Pessoas e coordenadora de Qualidade de Vida no Trabalho; a Profª Geovana Cartaxo, pró-reitora de Assuntos Estudantis; o Prof. Chico Neto e a Profª Georgia Cruz, respectivamente coordenador e coordenadora-adjunta de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331