Após fase de testes, novo wi-fi institucional será lançado hoje (3), na Faculdade de Direito

Logomarca Eduroam,A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Ceará instalou, na Faculdade de Direito (FADIR), o Eduroam, wi-fi institucional que, em breve, será utilizado em todas as unidades acadêmicas da Universidade.

Por ser a primeira implantação externa ao Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, a ação encerra a "fase de laboratório" do novo sistema na UFC e terá inauguração oficial nesta terça-feira (3), às 18h, na sede da FADIR.

Segundo o Prof. Edgar Marçal, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, o Eduroam é "o principal modelo de wi-fi educacional adotado no mundo, utilizado em vários países. Essa tecnologia é muito mais robusta, mais estável e mais rápida que o atual WUFNet e vem para resolver de vez o problema de conexão wi-fi na Universidade". Somente no Brasil, são mais de 2.600 redes acessíveis interligadas ao sistema, que possibilitam conexão gratuita e de qualidade para usuários de diversas instituições de ensino superior e centros de pesquisa.

Na Faculdade de Direito da UFC, a cobertura da rede abrange os três prédios da unidade de modo contínuo e uniforme. O conjunto de equipamentos instalados funciona de forma sincronizada, permitindo ao usuário se deslocar entre as salas, a biblioteca, o auditório e outros ambientes sem risco de perda de conexão ou diminuição da velocidade de acesso. Para o diretor da FADIR, Prof. Maurício Benevides, a velocidade média de conexão ultrapassa 90 Mbps, o que configura uma Internet de alta velocidade.

"A rede wi-fi irá permitir um grande avanço no uso em sala de aula de metodologias ativas de ensino, por ser um instrumento básico de acesso a informação e conhecimento. É uma conquista que nos possibilitará um salto de qualidade tanto no ensino quanto na pesquisa e nas atividades de extensão, com a incorporação das mais modernas tecnologias ao nosso fazer universitário", comemora.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, enfatiza que todas as unidades serão contempladas com a nova rede. Para ele, "é inexplicável que uma universidade não tenha hoje, em um mundo digital, um sistema de wi-fi compatível com os tempos modernos. Portanto, é uma conquista".

Imagem: sala de aula na FADIRPATRIMÔNIO ‒ Para preservar a edificação histórica da Faculdade de Direito, antes do wi-fi ser instalado, realizou-se um estudo prévio com o objetivo de minimizar o impacto das obras. "Todo o cabeamento foi passado por dentro das forrações, evitando-se quebras e resultando numa instalação com mínima interferência visual", aponta Maurício Benevides.

ACESSO À REDE ‒ Para ter acesso ao wi-fi, basta que estudantes, servidores técnico-administrativos e professores realizem um cadastro, utilizando o número do CPF como login, somado à mesma senha usada no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A conexão é compatível com todos os tipos de computadores e dispositivos móveis.

Nos próximos meses, está previsto que o novo wi-fi chegue à Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) e à Reitoria da UFC. No entanto, por ser uma tecnologia que pretende resolver a conexão wireless de toda a Universidade a longo prazo, "demanda tempo e esforço pessoal para implantação em cada unidade. Mas, após implantada, todos os alunos e professores ficam com acesso à Internet em todos os espaços, inclusive, e principalmente, nas salas de aula", informa Edgar Marçal.

Além da FADIR, o Instituto Universidade Virtual e a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) receberam a implantação durante a fase de testes do sistema Eduroam.

Fontes: Prof. Edgar Marçal, diretor da STI ‒ fone: (85) 3366 9999 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Prof. Maurício Benevides, diretor da Faculdade de Direito da UFC ‒ fone: (85) 3366 7834 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.