Investimento de R$ 11,4 milhões em equipamentos e obras começa a ser entregue neste mês

Imagem: fundo azul com desenho de dois caminhões coloridosO semestre letivo 2020.1 começa com boas-novas na Universidade Federal do Ceará. Já está a caminho da Instituição uma série de equipamentos e obras para diversas unidades, resultado de um investimento de R$ 11,4 milhões realizado pela gestão da UFC no fim de dezembro de 2019.

Esses recursos vieram da otimização do próprio orçamento da Universidade, de emendas parlamentares e de um repasse extra do Ministério da Educação (MEC). O repasse foi conquistado a partir da avaliação da qualidade e eficiência da UFC, que foi considerada a quinta melhor do País por levantamento do MEC.

Com os R$ 11,4 milhões, foram adquiridos, no fim de 2019, os seguintes itens:

– 200 colchões para as residências universitárias, que receberão também computadores realocados das unidades acadêmicas;
– 42 cadeiras odontológicas para o Curso de Odontologia em Fortaleza;
– R$ 850 mil para compra de aparelhos de ar-condicionado, a serem distribuídos conforme demandas mapeadas pelos gestores de unidades acadêmicas em 2019;
– 3 elevadores para a Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), melhorando a acessibilidade da unidade;
– 840 carteiras adaptadas para alunos canhotos;
– 596 computadores, a serem distribuídos entre as unidades acadêmicas de acordo com o número de alunos;
– mobiliário para cursos de diversas unidades acadêmicas;
– recuperação estrutural da Biblioteca Central (Campus do Pici);
– reforma da coberta do bloco do Curso de Jornalismo (Campus do Benfica);
– instrumentos musicais para o Curso de Música e equipamentos para os laboratórios de alimentos e nutrição do Curso de Gastronomia, ambos do Instituto de Cultura e Arte (ICA).

Parte das obras contratadas, a exemplo da recuperação da Biblioteca Central, já foi iniciada. Em relação ao mobiliário e aos equipamentos adquiridos, a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) informa que a maioria deverá ser entregue a partir da segunda quinzena deste mês de março.

Segundo o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, o objetivo é dar mais qualidade de vida à comunidade acadêmica e resolver antigas demandas da Universidade. Ele acrescenta: "Nossa preocupação e esforço é também no sentido de garantir a requalificação dos cursos de graduação. Esse investimento vai permitir, ainda, a renovação de nosso parque de equipamentos, o que é necessário", explica o reitor.

ENERGIA SOLAR – O Prof. Cândido Albuquerque afirmou que, além desses itens, outro importante investimento da UFC foram as placas fotovoltaicas que permitirão à Universidade produzir energia limpa e renovável, gerando uma economia de R$ 500 mil por ano.

A previsão é que o sistema comece a gerar energia ainda neste ano. O investimento será de cerca de R$ 2,6 milhões, oriundos de aporte recebido do MEC como "prêmio pela boa administração da Universidade".

ESFORÇOS PERMANENTES – O pacote de investimentos foi possível graças também ao trabalho da PROPLAD, que, em 2019, antecipou processos na expectativa de que recursos contingenciados viessem a ser liberados e preparou uma mobilização especial nos últimos dias do ano para garantir o empenho dos recursos.

A UFC concluiu o ano passado com o pagamento efetuado de todas as bolsas, contratos e auxílios, sem deixar pendência financeira.

De acordo com o reitor Cândido Albuquerque, a atual gestão está empreendendo esforços para garantir mais recursos para a UFC, possibilitando novos investimentos, conclusão de obras paralisadas e compras de ainda mais equipamentos para unidades acadêmicas na Capital e no Interior.

Fonte: Prof. Almir Bittencourt, pró-reitor de Planejamento e Administração – fones: (85) 3366 7360 e 3366 7365