Núcleo da Associação Brasileira das Mulheres nas Geociências convida para composição de diretoria

Imagem:  Podem participar mulheres atuantes na área de geociências (geologia, geografia, geofísica, engenharia ambiental, geotecnia, oceanografia e afins) (Imagem: Divulgação)Uma comissão formada por estudantes e servidores do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará convida mulheres atuantes na área de geociências (geologia, geografia, geofísica, engenharia ambiental, geotecnia, oceanografia e afins) a compor a primeira diretoria do núcleo local da Associação Brasileira das Mulheres nas Geociências (ABMGeo). Criada em agosto de 2018, durante o 49º Congresso Brasileiro de Geologia, a organização tem como objetivo promover a integração das mulheres nas geociências no Brasil e lutar pela igualdade de gênero em âmbito profissional.

O núcleo de Fortaleza da associação, a ABMGeoFor, iniciará formalmente as atividades em maio deste ano, durante a Semana de Geologia da UFC. Como explica Pâmella Moura, secretária da ABMGeoFor, a associação tem como meta organizar encontros mensais com as integrantes e promover atividades como palestras, oficinas e workshops. "O principal objetivo é fortalecer a união e atuação dessas profissionais. Inicialmente, a proposta é fazer reuniões e palestras no Departamento de Geologia da UFC, porém as atividades poderão ocorrer em outros locais, como universidades e empresas", explica.

Interessadas em compor a ABMGeoFor devem entrar em contato com a comissão pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Podem participar mulheres atuantes nas geociências em qualquer área e não é necessário ter vínculos com a Universidade.

Atualmente, a ABMGeo possui nove núcleos locais, nas cidades de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Alegre (ES), Ouro Preto (MG), Boa Vista (RR), Manaus (AM), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS). Mais informações podem ser obtidas na página do Instagram da ABMGeoFor (@abmgeofor) ou no site da ABMGeo.