Novo wi-fi institucional é lançado na Faculdade de Direito; unidade terá novos livros digitais

Imagem: O reitor Cândido Albuquerque presidiu a solenidade de lançamento do novo wi-fi institucional da Faculdade de Direito (Foto: Divulgação)Foi oficialmente inaugurado e disponibilizado à comunidade acadêmica da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, nessa terça-feira (3), o Eduroam, novo wi-fi institucional que garante maior velocidade e qualidade de conexão à Internet. O lançamento ocorreu durante o seminário inaugural das atividades do semestre letivo 2020.1 do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), equipamento de extensão da unidade.

De acordo com o diretor da Faculdade de Direito, Prof. Maurício Benevides, foram instalados os últimos equipamentos e realizados os testes finais que garantem a infraestrutura tecnológica necessária ao funcionamento da nova rede. "Atingimos uma velocidade extremamente alta e estável. Estamos com mais de 200 mega [megabytes por segundo – mbps]", comemorou o diretor.

Para Benevides, uma boa rede wi-fi constitui atualmente a base que viabiliza uma série de processos pedagógicos cada vez mais necessários às atividades em sala de aula, bem como nos laboratórios e bibliotecas.

"O wi-fi é uma ferramenta para a integração de todas essas metodologias ativas. É a base para a transformação da Universidade e não há como fazer ciência hoje, no mundo, sem ter acesso a uma Internet rápida", contextualizou. Ele agradeceu ao diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Prof. Edgar Marçal, e ao reitor Cândido Albuquerque, ambos presentes no evento, pelo apoio e parceria.

O Prof. Cândido reforçou a importância do novo aparato tecnológico, afirmando tratar-se de algo "fundamental para o dia a dia de alunos e servidores" da Faculdade de Direito. Em breve, o wi-fi institucional será levado a todas as unidades acadêmicas da Universidade.

NOVA BIBLIOTECA DIGITAL ‒ Além de uma Internet mais robusta, os alunos da Faculdade de Direito terão mais uma novidade neste início de ano. Ontem (3) foi assinado um contrato com a biblioteca digital da Saraiva, considerada a maior editora especializada em obras de direito do País. Com isso, a partir da próxima segunda-feira (9) os estudantes terão acesso a cerca de 1.800 obras digitais, que poderão ser lidas on-line ou baixadas para leitura off-line. Detalhes sobre o acesso deverão ser disponibilizados no site da unidade acadêmica. "Estamos acabando com a deficiência de material didático na Faculdade de Direito", disse o Prof. Maurício Benevides.

SEMINÁRIO ‒ Ao dar início aos trabalhos do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), o reitor Cândido Albuquerque expressou a satisfação por voltar à unidade acadêmica à qual é vinculado e, especificamente, ao núcleo, que ele coordenou no período de instalação do equipamento, em 2011, tendo acompanhado todo o trâmite no Ministério da Educação (MEC).

"Tenho toda uma história com o Núcleo de Prática Jurídica e tenho muito orgulho disso. É um equipamento importante, que tem uma especificidade fundamental para a formação de nossos alunos", salientou. Ele destacou ainda a importância de os estudantes viverem plenamente o período de estágio que cumprem no núcleo, uma vez que o mercado de trabalho na área jurídica está cada vez mais competitivo, exigindo forte arcabouço teórico e prático dos egressos.

SOBRE O NÚCLEO ‒ No NPJ, os alunos do 9º e do 10º semestres do Curso de Direito cursam as disciplinas Estágio Supervisionado de Prática Jurídica I e II. No Estágio I, há a elaboração de peças processuais, isoladas ou em processos simulados, a participação em atividades externas (como audiências e sessões de órgãos colegiados) e a presença em palestras previamente designadas, cujos temas são voltados aos aspectos práticos da vida profissional. No Estágio II, os alunos efetuam atendimento ao público, prestando assessoria e consultoria jurídicas, recebem os documentos dos interessados e elaboram as petições iniciais, acompanhados por integrantes da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

Além do reitor da UFC e do diretor da Faculdade de Direito, participaram da mesa do seminário inaugural o coordenador do NPJ, Prof. Emmanuel Furtado Filho; a ex-diretora do equipamento, Profª Camila Freitas; o defensor público Fábio Ivo Gomes, além dos estudantes representantes do projeto de extensão Dialogar, que atua em parceria com o NPJ.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331