Seara da Ciência celebra 20 anos de atividades em prol da divulgação científica no Estado do Ceará

Imagem: Na solenidade, foram homenageados personagens do segundo volume da coleção Santo de Casa, que destaca a biografia e a obra de personalidades de vulto do ensino, da pesquisa e da extensão no Ceará (Foto: Viktor Braga/UFC)Não é todo dia que se chega a duas décadas de contribuições relevantes para o desenvolvimento educacional, científico e cultural da sociedade cearense e também do País. Para comemorar esse feito, ocorreu, na tarde dessa quarta-feira (4), a solenidade alusiva aos 20 anos de fundação da Seara da Ciência, equipamento de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará.

O evento, presidido pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, foi sediado no Teatro da Seara da Ciência, na entrada do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

O diretor da Seara, Prof. Ilde Guedes, fez um balanço da história do equipamento, criado em 29 de dezembro de 1999 e instalado no ano seguinte. Ele também se referiu à série de atividades ali desenvolvidas, que vão de cursos básicos voltados a estudantes de escolas públicas, observações astronômicas, olimpíadas e feiras de ciências até projetos artísticos nos campos do teatro e do audiovisual. No ano passado, foram cerca de 30 mil visitantes, o que, segundo o diretor, é algo próximo "da ordem de grandeza do número de alunos de graduação da Universidade".

"Só a ideia de um museu de ciências [na UFC] não ia bastar, porque eram necessárias mais ações, ferramentas e linguagens para levar a ciência para um público cada vez maior. A Seara se predispôs, ao longo desse tempo todo, a difundir a ciência ao ensino fundamental, médio e a quem nos visita", declarou Ilde Guedes.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Imagem: Na imagem, o Prof. Marcus Vale, primeiro diretor da Seara, o reitor Cândido Albuquerque, e o Prof. Ilde Guedes, atual diretor da Seara (Foto: Viktor Braga/UFC)MEMÓRIA – Um dos homenageados na solenidade, o diretor do Campus da UFC em Russas, Prof. Lindberg Gonçalves, na época serviu como pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade. Ele partilhou com os presentes curiosidades sobre os bastidores da fase inicial da Seara, quando decidiu ceder a ela um espaço provisório nos anexos da Reitoria, no Benfica, para então aquela pró-reitoria ser transferida para o Campus do Pici.

"Quando o processo de instalação da Seara começou, eu era um dos defensores veementes do projeto. Eram tempos difíceis, e precisávamos de dinheiro. Foi uma missão por nós assumida e que foi levada muito a sério", rememorou.

No evento comemorativo, dois ex-reitores da UFC que contribuíram nos primeiros passos da Seara da Ciência ainda receberam comenda: o Prof. Roberto Cláudio Frota Bezerra, representado pelo ex-diretor e fundador da Seara da Ciência, Prof. Marcus Vale; e o Prof. Ícaro de Souza Moreira (in memoriam), representado por sua viúva, a Profª Izaura Diógenes, docente do Programa de Pós-Graduação em Química da UFC.

Em seu discurso, o reitor Cândido Albuquerque salientou a abrangência e "transversalidade etária" da Seara, por acolher desde alunos dos primeiros anos escolares a pós-graduandos e pesquisadores. Ele parabenizou todos da UFC pela efeméride, demonstrando respeito e admiração para com aqueles que colaboraram para torná-la realidade.

"Cultuar a ciência é o papel primordial das universidades, e elas precisam criar equipamentos que produzam conhecimento. Espaços como a Seara da Ciência poucas instituições têm e aqui se garimpam vocações e se despertam talentos que estão precisando de estímulo", pontuou o reitor.

TRIBUTO – Na continuação do evento, também foram condecorados personagens do segundo volume da coleção Santo de Casa, que destaca a biografia e a obra de personalidades de vulto do ensino, da pesquisa e da extensão no Estado do Ceará. O jornalista Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) recebeu a placa representando seu irmão, o Prof. Rubens de Azevedo (in memoriam), astrônomo e fundador da Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA) e do primeiro observatório popular brasileiro. A professora emérita Maria da Guia Lima foi representada pela Profª Cristina Paiva, do Departamento de Bioquímica.

Imagem: Na solenidade, o reitor Cândido Albuquerque comentou que na Seara "se garimpam vocações e se despertam talentos que estão precisando de estímulo” (Foto: Viktor Braga/UFC)Também foram agraciados na ocasião o médico Hélio Rola, professor emérito do Departamento de Fisiologia e Biofísica; o professor emérito João Lucas Marques Barbosa, do Departamento de Matemática e membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Cearense de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico na categoria Grã-Cruz; e o Prof. Francisco Belmino Romero, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC.

PRESENÇAS – A cerimônia teve participação da pró-reitora de Extensão da UFC, Profª Elizabeth Daher; da pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula Ribeiro; da pró-reitora-adjunta de Graduação, Profª Simone Borges; da coordenadora de Pesquisa, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Profª Geanne Andrade; do diretor da Faculdade de Direito, Prof. Maurício Benevides; e da diretora-geral do Instituto Confúcio da UFC, Profª Mônica Amorim.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331