Procurar no portal

Empossados novos dirigentes da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC

Imagem: Os engenheiros civis Everton Bezerra Parente e Eduardo Raphael dos Santos Palheta foram empossados, respectivamente, no cargo de superintendente e superintendente-adjunto da UFC Infra (Foto: Ribamar Neto/UFC)A Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC Infra) tem novos dirigentes. Em solenidade presidida pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, na manhã desta segunda-feira (9), os engenheiros civis Everton Bezerra Parente e Eduardo Raphael dos Santos Palheta foram empossados, respectivamente, no cargo de superintendente e superintendente-adjunto da UFC Infra. A solenidade ocorreu na sede da UFC Infra, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. Os dois novos gestores assumem no lugar do Prof. Ademar Gondim e do adjunto Rafael Henriques de Araújo Neto, que cumpriram gestão de 2015 a 2020.

Na abertura da solenidade, o cerimonial concedeu a palavra ao Prof. Ademar Gondim, que fez questão de prestar homenagem a todos os ex-superintendentes daquela unidade desde a década de 1950, citando-os nominalmente, e de agradecer a Deus por lhe dar saúde e disposição para trabalhar pela UFC. Ele também agradeceu à família e aos professores que fizeram parte da banca quando de seu ingresso na UFC como docente do Centro de Tecnologia, em 1994.

Fez ainda um breve histórico de sua trajetória como professor e gestor da Universidade e da Prefeitura de Fortaleza. Demonstrou gratidão pela parceria e dedicação da equipe com que trabalhou enfrentando os desafios na UFC Infra. "Não acredito em trabalho sem dedicação e sem vontade de superar obstáculos", disse. Com relação aos novos dirigentes, comentou "que a nova geração é sempre maior e mais forte e que cabe aos antigos abrir caminho para os novos avançarem". Para ele, "foi uma honra e uma alegria servir a UFC Infra por todo esse tempo".

Após a assinatura dos termos de posse, foi a vez dos novos superintendentes usarem da palavra. Eduardo Palheta agradeceu ao reitor e aos colegas. Reafirmou o compromisso com o trabalho na UFC Infra, ressaltando que fica feliz em atuar com uma equipe que já conhece e da qual conta com o apoio.

Everton Parente agradeceu ao reitor a confiança depositada e aos ex-dirigentes por entregarem à nova gestão a UFC Infra "azeitada e com equipe bem profissionalizada". Para ele, é uma grande responsabilidade que assume. "Vamos produzir à altura", prometeu.

Veja outras imagens da solenidade de posse no Flickr da UFC

Imagem: Posse ocorreu na sede da UFC Infra, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza (Foto: Ribamar Neto/UFC)Ao fim da solenidade, o reitor parabenizou os ex e atuais gestores da UFC Infra. Dirigindo-se aos novos gestores, comentou que eles estão recebendo a superintendência com uma equipe coesa e capaz. Advertiu-os também sobre os desafios que irão enfrentar diante das limitações financeiras pelas quais passam as universidades. "Mas não tenho dúvida que temos capacidade de fazer mais com menos", disse. O reitor lembrou que período de dificuldades semelhantes ocorreu em 2014. "Não tínhamos dinheiro para nada e não houve a capacidade da comunidade universitária continuar crescendo?", pontuou.

Para o reitor, os novos dirigentes estão no lugar certo e o espírito coletivo é importante. "É sempre possível melhorar, construir novas ideias. Vocês farão um grande trabalho", expressou. Com apoio da equipe e a disposição para o trabalho, ele considera que "dias melhores virão".

OS NOVOS DIRIGENTES – O novo superintendente da UFC Infra, Everton Bezerra Parente, é graduado em Engenharia Civil pela UFC (1998.2), mestre em Engenharia de Transportes (Infraestrutura de Transportes) pela Universidade de São Paulo – Escola de Engenharia de São Carlos (2002). Atuou como pesquisador do Laboratório de Mecânica dos Pavimentos da UFC sob orientação do Prof. Jorge Barbosa Soares.

Foi coordenador de Infraestrutura Ferroviária da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), hoje Transnordestina Logística S/A. Foi engenheiro de obras da Construtora Marquise S/A no segmento de construção pesada (obras de infraestrutura; TRANSFOR e ampliação do Porto do Pecém). Atuou como docente do Centro Universitário Estácio do Ceará e Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Em 26 de janeiro de 2010, passou a integrar o quadro de servidores da UFC com a função de engenheiro civil, tendo exercido o cargo de diretor de Obras da UFC Infra.

O recém-empossado superintendente-adjunto da UFC Infra, Eduardo Raphael dos Santos Palheta, formou-se em Engenharia Civil na Universidade Federal do Pará (UFPA). É especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO) e mestre em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal.

Possui mais de 18 anos de experiência como engenheiro civil na coordenação e gerenciamento de projetos e obras, manutenção de máquinas e equipamentos, e professor dos Cursos de Tecnólogo em Construção Civil e Engenharia Civil. Ingressou no serviço público em 2010 e desde então vem acumulando experiência em cargos estratégicos da UFC como engenheiro fiscal de obras, presidente da Comissão de Licitação de Obras e Projetos, prefeito do Campus do Pici, diretor do Departamento de Atividades Gerais (DAG) e da Divisão de Obras da UFC Infra. Atuou também como coordenador técnico em projetos de extensão e membro da Comissão de Inspeções Prediais da UFC.

PRESENÇAS – A solenidade de posse dos novos gestores da UFC foi bem prestigiada. Entre os presentes estiveram o pró-reitor de Planejamento e Administração (PROPLAD), Prof. Almir Bittencourt, e a pró-reitora-adjunta Adênia Guimarães; a pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher, e o pró-reitor-adjunto, Prof. Rogério Masih; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinicius Veras Machado, e a pró-reitora-adjunta Telma Araújo do Nascimento; entre outras autoridades acadêmicas, gestores, servidores técnico-administrativos e convidados.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300