Agência UFC: pesquisadores desenvolvem sistema que monitora saúde de colmeias remotamente

Sistema do Sm@rtbee conectado a colônia de abelhasA criação de abelhas depende de cuidados de monitoramento por parte do apicultor: ele precisa estar atento a fatores como temperatura e umidade da colmeia, que deve estar saudável para a produção de mel e para que as abelhas possam realizar o serviço de polinização agrícola. Entretanto, a abertura da colmeia para verificação de seu estado, pelo apicultor, pode acabar interferindo na saúde dela.

Uma solução para esse problema estaria no monitoramento remoto, com o auxílio de sensores que fornecem informações sobre a colmeia sem que seja necessária sua abertura. É essa a ideia do Sm@rtbee, projeto que funciona em caráter experimental no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, desenvolvido pelo Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREAT), em parceria com o Grupo de Pesquisa com Abelhas, do Departamento de Zootecnia ‒ ambos da Universidade Federal do Ceará.

Com a instalação de uma placa com sensores capazes de captar dados de temperatura, umidade e peso de cada colmeia, o Sm@rtbee permite o monitoramento a partir de um aplicativo de celular, que pode ser utilizado pelo apicultor sem que ele precise se deslocar ao local das colônias. As informações possibilitam interpretar o estado atual delas, dando ao apicultor a chance de atuar de forma preventiva ou de corrigir possíveis problemas.

Veja mais detalhes em matéria publicada no site da Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331