Estudantes da UFC vencem importante hackathon da área jurídica e vão à semifinal internacional

Imagem: Integrantes da equipe HealthLaw vencem primeiro lugar da competição (Foto: divulgação)Duas equipes formadas por estudantes da Universidade Federal do Ceará e integrantes do Centro de Empreendedorismo (CEMP) da Instituição foram premiadas, no último domingo (8), na etapa local da Global Legal Hackathon, maior competição de inovação em tecnologia da área jurídica do mundo.

As equipes HealthLaw e AccessLegal partirão agora para a etapa semifinal (virtual e internacional), que selecionará os vencedores para a fase final da competição, em Londres.

A equipe HealthLaw conquistou o primeiro lugar na etapa local do Global Legal Hackathon, do qual participaram 13 equipes cearenses. O grupo apresentou um projeto de aplicativo que, dentre outras funcionalidades, ajuda usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a identificar a disponibilidade de medicamentos em postos de saúde e fornece orientações sobre como proceder caso o medicamento não esteja sendo ofertado.

Já a equipe AccessLegal ganhou o prêmio de Inclusão da competição. O grupo criou um aplicativo que facilita o acesso de pessoas com deficiência auditiva à justiça. O AccessLegal funciona como uma espécie de "Uber" de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (libras): quando o usuário procura a defensoria pública, ele é conduzido a uma tela interativa que o auxilia no agendamento de seu atendimento de acordo com a disponibilidade de intérprete.

Confira reportagem da UFCTV com as equipes vencedoras:

Imagem: O reitor da UFC prestigiou a apresentação dos alunos da UFC (foto: divulgação)O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, prestigiou a apresentação dos alunos da UFC durante o fim de semana. "Foi muito interessante ver a capacidade de inovação e de empreendedorismo dos nossos alunos, o que mostra que precisamos com urgência criar o nosso Condomínio de Empreendedorismo. A qualidade dos alunos ficou muito evidente", avaliou o reitor.

A expectativa é que o Condomínio de Empreendedorismo da UFC passe a funcionar ainda neste semestre. Essa área, juntamente com a inovação e internacionalização, tem sido tratada como importante pilar pela atual gestão da UFC.

Para o diretor do CEMP, Abraão Saraiva, que também é coordenador de Empreendedorismo na Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), a sociedade e os próprios estudantes têm demandado respostas da UFC quanto ao empreendedorismo. "Sabendo que a Universidade ainda tem muito a oferecer nesse sentido, temos de valorizar conquistas como as obtidas no Global Legal Hackathon", afirmou.

PRÊMIO E PRÓXIMAS ETAPAS – A equipe HealthLaw, vencedora do primeiro lugar do Global Legal Hackathon, ganhou vaga na semifinal do evento, mais um prêmio de R$ 4 mil, além de mentoria de negócios, um ano de assessoria jurídica consultiva, e registro e gerenciamento de sua marca.

A equipe AccessLaw também ganhou vaga na semifinal do Global Legal Hackathon e ingressos para o evento Winds for Future 2020.

Segundo Gabriela Almeida, que é aluna de Engenharia Química da UFC, membra do CEMP e integrante da equipe HealthLaw, o Centro de Empreendedorismo da UFC tem funcionado como estímulo para a participação em competições importantes como as Global Legal. "Eu estou no meu terceiro semestre no CEMP. No primeiro ano, trabalhei justamente num projeto de organização de hackathons. Isso tem me dado muita experiência, tem me ajudado a construir um network, enfim, tem ajudado muito no meu desenvolvimento pessoal e profissional", afirma Gabriela.

A equipe HealthLaw é formada pelos estudantes Gabriela de Almeida (UFC), Keila Letícia Vidal (UFC), Jonas Castro (UFC), Valdir Arruda (egresso da UFC) e Victor Tabosa (UNICHRISTUS).

Já a AccessLegal é formada por Alexia Alencar Capibaribe (UNICHRISTUS), Jamylle Amaral (UFC), Felipe de Sousa Barbosa (UFC), Kaylana Prudêncio Ferreira (UFC), Jorge Martins de Lima (UFC), Ana Carolina Ávila Vasconcelos (IFCE), Francisca Giselia Dantas da Silva e Ana Beatriz Furtado.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331