Reitor recebe estudantes medalhistas da 24ª Maratona SBC de Programação

Reitor e alunos mostram medalha de bronzeO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu, na tarde desta quinta-feira (12), em seu gabinete, a equipe da UFC medalhista na 24ª edição da Maratona SBC de Programação. Estiveram presentes os estudantes Douglas Nóbrega e Paulo Miranda, do Curso de Engenharia de Computação, do Campus da UFC em Quixadá, acompanhados do Prof. Wladimir Araújo, também daquele campus, e coordenador do Grupo de Estudos para a Maratona de Programação (GEMP).

Composta ainda pelo estudante Claro Sales, do Curso de Ciência da Computação de Quixadá, a equipe alcançou o sétimo lugar na fase nacional da competição, o que lhes conferiu a medalha de bronze. "Essa foi a melhor posição da UFC até agora, que participa do evento desde 2009", enfatizou o Prof. Wladimir Araújo. Ao todo, fizeram parte da Maratona 726 times de 224 instituições de ensino de todas as regiões do País.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

A preparação para o evento, destacou Paulo Miranda, contou com uma rotina diária de estudos, que envolveu até mesmo os finais de semana. "A gente estudava na UFC e, no fim de semana, se reunia na casa de alguém para fazer uma simulação com uma prova anterior". Além da medalha, o esforço trouxe aos alunos resultados além do esperado. "Saber que fomos os melhores da UFC mesmo tendo começado há pouco tempo mostra o desempenho que a gente conseguiu ter com os nossos estudos. Inclusive, conseguimos um estágio de verão em uma empresa de tecnologia de Recife", afirmou Douglas Nóbrega.

SOBRE A MARATONA – Uma realização da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Maratona de Computação existe desde 1996 e busca promover a criatividade, o trabalho em equipe e a habilidade de resolver problemas computacionais com restrição de tempo. Compostas por três estudantes, as equipes participantes têm como objetivo resolver, no período de cinco horas, o maior número possível de problemas propostos, contando com apenas um computador e materiais impressos, como livros, listagens e manuais. Mais informações sobre a competição podem ser conferidas no site do evento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331