Projetos BRAFITEC: Departamento de Engenharia de Teleinformática prorroga inscrições até dia 6

Imagem: Os interessados em se candidatar para os projetos BRAFITEC em parceria da UFC com instituições francesas podem se inscrever até o dia 6 de abril (Imagem: Divulgação)O Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará informa que foram prorrogadas, até a próxima segunda-feira (6), as inscrições referentes aos processos seletivos de alunos de graduação das áreas de ciências aplicadas e engenharias para participação em programa de intercâmbio no contexto dos projetos BRAFITEC 226/2017, BRAFITEC 234/2018, BRAFITEC 249/2019 e BRAFITEC 261/2020 vigentes no DETI/CT/UFC, em parceria com instituições de ensino superior francesas. A relação dos candidatos selecionados para a segunda etapa será divulgada até o dia 20 de abril.

No contexto do projeto BRAFITEC 226/2017, intitulado Intercâmbio Franco/Brasileiro de Formação e Integração em Ciências Aplicadas e Engenharias, o Edital nº 06/2020/DETI/UFC (e anexos) oferece oportunidade para alunos de graduação em Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Elétrica, todas em Fortaleza. As instituições francesas envolvidas no projeto BRAFITEC 226/2017 são a École Polytechnique de l’Université de Nice – Sophia Antipolis, Télécom Saint-Étienne e Télécom SudParis.

As bolsas de estudo, concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), são para um período de 10 meses (setembro de 2020 a junho de 2021). Os interessados podem se inscrever até as 23h59min do próximo dia 6, exclusivamente através do formulário eletrônico.

Para o projeto BRAFITEC 261/2020, intitulado Formação para Inovação Tecnológica e Pesquisa em Engenharia, podem se inscrever alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e Engenharia Química da UFC, conforme o Edital nº 08/2020/DETI/UFC e anexos.

São ofertadas quatro bolsas para as seis instituições francesas que compõem o grupo INSA: Toulouse, Lyon, Rouen Normandie, Rennes, Strasbourg e Centre Val de Loire. As inscrições devem ser realizadas até as 23h59min do próximo dia 6, por meio de formulário on-line.

Quanto ao projeto BRAFITEC 234/2018, intitulado Cooperação Descentralizada Normandia-Ceará para a Formação e a Pesquisa em Engenharia, as normas estão no Edital do Programa BRAFITEC/DETI/UFC nº 05/2020 e anexos. As inscrições para o processo de pré-seleção de até nove alunos de graduação de cursos de engenharia para intercâmbio em parceria com 11 escolas de Engenharia na França também devem ser feitas exclusivamente via formulário eletrônico até as 23h59min do dia 6 de abril.

Da UFC podem se candidatar à pré-seleção alunos dos seguintes cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo, Biotecnologia, Design, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e Engenharia Química.

As 11 instituições francesas que participam do intercâmbio no âmbito do projeto BRAFITEC 234/2018 são: INSA Rouen Normandie, CESI Rouen, ENSICAEN, ESIGELEC Rouen, ESITECH Rouen, ESITC-Caen, ESIX Caen-Cherbourg-Saint-Lô, ISEL Le Havre, ISPA Alençon, UNILASALLE Rouen, ENSA Normandie.

Já os alunos dos Cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Elétrica dos campi da UFC em Fortaleza podem se inscrever para a pré-seleção do projeto BRAFITEC 249/2019, intitulado BRAFISAT: Cooperação Brasil-França na formação de engenheiros na exploração de micro e nano satélite, conforme o Edital do Programa BRAFITEC/DETI/UFC nº 07/2020 e anexos.

Serão pré-selecionados até quatro estudantes para intercâmbio em cinco instituições francesas: Université Grenoble Alpes, Université de Montpellier, Institut Polytechnique de Grenoble, École Nationale Supérieure Des Mines De Saint-Étienne, Institut Polytechnique de Bordeaux. As inscrições podem ser realizadas até as 23h59min do dia 6 de abril, por formulário eletrônico.

Os alunos pré-selecionados, após receber carta de aceitação de uma IES francesa obtida por intermédio e com ciência da coordenação do projeto, serão indicados à CAPES e, após aceitação por parte dessa coordenação, farão jus à bolsa de estudo por um período de 10 meses (setembro de 2020 a junho de 2021), concedida pela CAPES.

Fonte: Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC – fone: (85) 3366 9467