Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

UFC inicia atividades remotas das disciplinas de graduação e de pós-graduação durante quarentena

Foto dos Jardins da Reitoria da UFC, com um corredor em L, formado por colunas brancas.Desde a última terça-feira (17), a Universidade Federal do Ceará suspendeu as aulas presenciais por 15 dias, bem como o atendimento ao público, e, ao longo desta semana, os servidores dos diversos setores da Instituição passaram a viabilizar o trabalho em regime de home office [teletrabalho]. O primeiro conjunto de medidas segue os protocolos das autoridades sanitárias e foi proposto para conter o avanço do novo coronavírus nos campi da UFC na Capital e no Interior. Neste período, serão experimentadas por professores e alunos atividades remotas das disciplinas de todos os cursos de graduação e de pós-graduação. 

Para a pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros, a prioridade neste momento é o aprendizado dos estudantes, o estado emocional deles e também "manter os alunos motivados, vinculados à Universidade e aos conteúdos" das disciplinas. A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) enviou um comunicado a diretores de unidades acadêmicas e coordenadores de cursos com orientações para organizar até o final deste mês as atividades didáticas realizadas de modo remoto. A sugestão inicial é não realizar avaliações.

"Existem várias possibilidades de interação e de atividades on-line e off-line. O professor pode mandar um artigo científico, um capítulo que esteja no conteúdo, listas de exercícios, sequências didáticas e até retomar uma discussão sobre algo previamente debatido em sala de aula", recomenda a pró-reitora.

TECNOLOGIAS – O diretor do Instituto UFC Virtual, Prof. Gabriel Paillard, propõe a adoção de várias estratégias e ferramentas de educação a distância (EaD) para atender às demandas atuais por atividades remotas, como webconferências, fóruns, vídeos, áudios e animações.

Um grupo de trabalho de soluções remotas, composto por funcionários do Setor de Tecnologias Digitais do instituto, coordenado pelo servidor Paulo de Tarso, realizou nesta sexta-feira (20) o alinhamento do ambiente virtual de aprendizagem SOLAR, desenvolvido pela UFC, com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Segundo o Prof. Gabriel, isso facilitará aos docentes a transição didática para o modelo semipresencial, adaptando os conteúdos das disciplinas para aulas virtuais. "As atividades remotas podem complementar o ensino presencial, mas não o substituem em todos os casos. Sempre em tempos de crise, há várias oportunidades de avanço, e isso não poderia ser diferente no campo educacional", ponderou.

BIBLIOTECA – Segundo o diretor da Biblioteca Universitária (BU) da UFC, Felipe Ferreira, durante a suspensão das aulas, todos os serviços digitais, como o Pergamum, estarão funcionando normalmente para pesquisa, renovação e consulta ao acervo. Nos próximos 30 dias, alunos e servidores docentes e técnico-administrativos poderão utilizar, gratuitamente, a Biblioteca Virtual da Pearson, com mais de 8 mil e-books de todas as áreas do conhecimento. Interessados podem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando nome completo e número de matrícula ou SIAPE, para receber as instruções de acesso. 

O Sistema de Bibliotecas da UFC anuncia ainda outras novidades, como a série de episódios do podcast BCHcast, que mudará o nome para Plurissaberes e é disponibilizado em vários agregadores de podcast. Há também um novo canal de comunicação para a comunidade acadêmica, o whatsapp da BU: (85) 3366 9507. O canal permite tirar dúvidas sobre os serviços e os treinamentos ofertados pelas bibliotecas da UFC.

"Estamos buscando, intensamente, minimizar a ausência de acesso ao material bibliográfico impresso e, para isso, estamos firmando parcerias com diversas bases de dados de livros digitais, que fornecerão acesso gratuito por, no mínimo, 30 dias aos seus acervos. Além disso, estamos desenhando estratégias para migrar os diversos treinamentos presenciais para plataformas digitais, que permitirão que os nossos usuários continuem se qualificando", afirmou Felipe Ferreira.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300