UFC disponibiliza equipamento e pesquisadores para diagnóstico de COVID-19

Imagem: foto de uma mulher de costas fazendo manipulação em laboratórioAtenta à pandemia do novo coronavírus e ciente da importância do momento, a Universidade Federal do Ceará vem desenvolvendo ações de prevenção e combate à evolução da doença. Nesta semana, o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC disponibilizou ao Governo do Estado do Ceará equipamento e pesquisadores para auxiliar o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) no diagnóstico da COVID-19.

De acordo com o diretor do NPDM, Prof. Odorico de Moraes, o equipamento PCR em tempo real foi transferido, neste sábado (21), ao LACEN, que até então contava com apenas um aparelho. Dois pesquisadores da UFC também irão revezar-se no manuseio, reforçando, assim, os trabalhos de detecção da doença no Ceará.

Com isso, dobra-se a capacidade de realizar diagnósticos da COVID-19 no laboratório de saúde do Estado. “Em um momento de crise, de calamidade pública, a primeira coisa em que você tem que pensar é a vida das pessoas. Quantas vidas podem ser salvas se você conseguir diagnosticar precocemente essa doença?”, reflete o Prof. Odorico.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, lembra que a Universidade se colocou como parceira do Governo do Estado “desde o primeiro momento”, integrando, inclusive, o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus. “Estamos emprestando nossos equipamentos no sentido de ajudar, melhorar a eficiência nos exames para a constatação [da doença] e o tratamento das pessoas acometidas pela síndrome do novo coronavírus. Esse é o papel da Universidade”, destaca.

O PCR em tempo real pertence ao Laboratório de Citogenômica do Câncer, coordenado pelo Prof. Ronald Pinheiro, e foi temporariamente cedido ao LACEN. Segundo a bióloga Raquel Montenegro, que coordena o Laboratório de Farmacogenética (FARMAGEN), esse equipamento identifica o material genético do vírus, possibilitando, assim, o diagnóstico da COVID-19.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.