Grupo Verso de Boca realiza movimento Um Poema por Dia, no Instagram

Foto de quatro integrantes do grupo Verso de Boca se apresentando. São dois rapazes e duas moças vestindo roupas pretas O Grupo Verso de Boca, projeto do Programa de Promoção da Cultura Artística da Secretaria de Cultura Artística da UFC, lançou, na rede social Instagram (@versodeboca), o movimento Um Poema por Dia, que, diariamente, trará vídeos de recitação de poesia aos internautas. A iniciativa ocorre sempre às 16h30min e segue até 1º de abril.

Em sua primeira publicação, o grupo trouxe o poema "Não Desesperes nunca", do poeta cearense Roberto Pontes, um dos criadores do grupo, declamado pela intérprete Carolina Sena. Como explica a integrante, a seleção de poemas contemplou textos curtos com temas leves. "Optamos por poemas que trouxessem acalanto para este momento de tensão entre as pessoas, pois nada melhor do que a poesia para elevar a alma de quem precisa", comenta Carolina Sena.

Ainda de acordo com Carolina, esse gênero literário pode ajudar neste momento de quarentena a partir do estímulo à imaginação. "Na nossa visão, a poesia é algo sublime, capaz de levar o homem a um patamar de elevação, pela imaginação, contemplação do belo ou grotesco. Seja como for, a poesia pode libertar quem precisa de liberdade. Nesses tempos, sentimos que as pessoas, de certa forma, aprisionadas dentro de casa, precisam de um momento de contemplação poética, de apreciação, e este é nosso trabalho, levar a poesia a todos os lugares e pessoas", avalia.

SOBRE O PROJETO – O Grupo Verso de Boca é um projeto de cultura e arte criado pelo poeta Roberto Pontes, no Departamento de Literatura da UFC. Atualmente é coordenado pela Profª Elizabeth Dias Martins, do mesmo departamento. Ao longo de 21 anos, vem desenvolvendo seu trabalho com o intuito de difundir para o grande público o conhecimento e a qualidade de obras dos poetas de língua portuguesa com maior reconhecimento. Incentivar o prazer da leitura, em especial a de textos poéticos; criar e fomentar o hábito de ler e ouvir poemas; tornar a poesia compreensível e atraente, de modo que esta se faça viva quando dita são objetivos do grupo.

Fonte: Grupo Verso de Boca – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.