Campus de Crateús: MEC avalia Curso de Ciência da Computação com nota máxima, 5; Engenharia Civil é nota 4

Imagem: Fachada do Campus de Crateús com um homem caminhando na frenteO Campus de Crateús traz boas notícias para a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará. Após visitas de técnicos do Ministério da Educação (MEC) realizadas no início de março, o Curso de Ciência da Computação foi avaliado com a nota máxima: 5. Já o de Engenharia Civil alcançou nota 4, mesmo conceito recebido pelo bacharelado em Sistema de Informação e pelo Curso de Engenharia Ambiental, avaliados em 2019.

Os cursos tiveram aspectos analisados em três dimensões: organização didático-pedagógica, que considera políticas institucionais no âmbito dos cursos, estrutura curricular, metodologia, estágio curricular supervisionado, atividades complementares, trabalho de conclusão de curso etc.; corpo docente, relativa ao núcleo docente estruturante, colegiado dos cursos, atuação das coordenações, produção científica dos docentes; e infraestrutura, que examina itens como espaços de trabalho para docentes, salas de aula, laboratórios e biblioteca.

O diretor do Campus de Crateús, Lívio Antônio Melo Freire, recebeu a novidade com muita alegria. "O resultado positivo foi consequência do esforço conjunto do corpo docente, de servidores técnico-administrativos e de discentes, bem como do apoio da administração superior da UFC", apontou. A comemoração das notas alcançadas pelos cursos avaliados também acompanha, segundo o Prof. Lívio Freire, a consciência acerca de fragilidades que precisam ser superadas. "Encerramos o ciclo relativo ao reconhecimento desses cursos, mas o esforço para continuar melhorando permanece, com planejamento e trabalho contínuo de toda a comunidade do campus", defende.

TRABALHO COLETIVO – Com atividades iniciadas no segundo semestre de 2014, a graduação em Ciência da Computação já formou três turmas. Para o coordenador do curso, Prof. Rennan Dantas, o resultado da avaliação do MEC retrata um empenho que já colhe frutos. "Um grande trabalho coletivo que já vinha tendo a sua qualidade refletida nos resultados dos nossos alunos, que vêm publicando em conferências nacionais, cursando mestrados na UFC e na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e trabalhando para empresas de vários estados brasileiros e até mesmo para empresas estrangeiras", avalia.

A vice-coordenadora do curso, Profª Lisieux Andrade, destaca o estímulo às "habilidades sociais, emocionais e técnicas dos alunos" e a implantação de atividades exitosas de desenvolvimento acadêmico. "A nota 5 chancela a excelência da nossa formação, demonstrando que estamos no caminho certo e fortalecendo a constante busca por inovação, reflexo dos projetos metodológicos, integrativos e cooperativos aplicados dentro e fora de sala", comenta.

INTERIORIZAÇÃO – O Curso de Engenharia Civil, iniciado no primeiro semestre de 2015, teve sua primeira colação de grau em 2019.2. A graduação comemora a nota 4 e reconhece, através do coordenador Alan Michel Barros Alexandre, que a dedicação e o compromisso da comunidade acadêmica "fornecem uma formação de qualidade no sertão cearense". Para o professor, "fica patente que o processo de interiorização dos cursos da área de tecnologia da UFC vem surtindo os efeitos desejados mesmo em tão curto prazo, e ainda há muito mais por vir".

O vice-coordenador, Prof. Luís Cândido, também expressou sua "completa satisfação" em atingir o conceito 4 na primeira avaliação do curso. Para ele, o feito "representa que estamos no rumo certo e que temos cumprido nossa missão como servidores públicos federais da educação superior: educação pública de qualidade".