CONSUNI mantém suspensas atividades presenciais até 9/04; Calendário Universitário será reavaliado

Imagem: Atividades presenciais na UFC ficam suspensas até dia 9 de abril (Foto: CCSMI/UFC)Em reunião realizada na última segunda-feira (30), pela Internet, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará (CONSUNI) decidiu prorrogar a suspensão de atividades presenciais da Instituição até o dia 9 de abril, em meio ao contexto de pandemia do coronavírus (COVID-19).

Conforme a Resolução nº 08/CONSUNI, aprovada na reunião, permanecem suspensas as atividades presenciais administrativas e acadêmicas na UFC, como aulas presenciais de graduação e pós-graduação de todos os cursos e campi.

Atividades acadêmicas remotas, incluindo orientações, fóruns e aulas mediadas por tecnologia poderão continuar sendo realizadas no período, quando possível. Essa decisão foi aprovada com placar de 23 votos a 18 pelo Conselho.

Um dos principais pontos da Resolução diz respeito à previsão de reavaliação do Calendário Universitário, para que não haja prejuízo à comunidade acadêmica. Quando do retorno às atividades presenciais, a Pró-Reitoria de Graduação da UFC (PROGRAD) promoverá alterações no calendário, permitindo que as coordenações dos cursos ajustem seu conteúdo programático, considerando a suspensão das atividades presenciais, garantindo as mesmas condições de ensino e aprendizagem aos alunos e seguindo o projeto pedagógico dos cursos. As alterações serão submetidas ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

RESTAURANTE – O CONSUNI também aprovou mudanças no funcionamento do Restaurante Universitário (RU), na Capital e no Interior. Durante o período de suspensão das atividades presenciais na UFC, os alunos das Residências Universitárias continuarão recebendo suas refeições por serviço de entrega.

Em outra frente, para contemplar os demais estudantes em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) lançou um edital de concessão de auxílio-alimentação emergencial, com 600 vagas, no valor de R$ 516,04. As inscrições ocorrem até as 17h do dia 2 de abril.

Isso garantirá a alimentação adequada aos beneficiários, ao mesmo tempo em que reduzirá o trânsito de estudantes e funcionários do RU, possibilitando-se, assim, o cumprimento do distanciamento social recomendado pelas autoridades de saúde.

Os auxílios serão custeados com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e serão concedidos no mês de abril, podendo ser prorrogados. 

UNIÃO – O presidente do CONSUNI e reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, afirmou que tem mantido abertos os canais de diálogo com os diferentes segmentos da Universidade e parceiros estratégicos, no sentido de buscar soluções para as dificuldades apresentadas na atual conjuntura, dentro e fora da UFC.

"Precisamos estar juntos e compreender que não é fácil para ninguém. As dúvidas são muitas. Há um horizonte de muita incerteza. A única coisa que temos de certeza é de minimizar prejuízos, apoiar a nossa comunidade, repor posteriormente as atividades que estão suspensas e amparar nossos estudantes, servidores e funcionários terceirizados", afirmou, na reunião do Conselho.

A íntegra da Resolução nº 08/CONSUNI traz o detalhamento de todas as atividades suspensas e mantidas no período até 9 de abril. A UFC ressalta que o dia 10 de abril é feriado nacional em alusão à Paixão de Cristo.

Em www.ufc.br/coronavirus, há uma série de notícias sobre como as unidades administrativas e acadêmicas têm adaptado seus atendimentos durante a crise provocada pela pandemia da COVID-19, além de ações da Universidade Federal do Ceará para o enfrentamento ao coronavírus.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.