Procurar no portal

Dez motivos para o distanciamento social fazer você sentir saudades da UFC

Banner na cor vermelha com a logomarca Buzz UFC ao centroNós sabemos que já está batendo aquela abstinência dos lugares e pessoas, confessa! 

Após três semanas de suspensão oficial de atividades devido à pandemia do novo coronavírus, para muitos estudantes, servidores técnico-administrativos, professores, profissionais terceirizados e pessoas que, de alguma forma, estão ligadas à Universidade Federal do Ceará, estar longe não está sendo nada fácil. 💔 Para abrandar esse sentimento, apresentamos uma novidade aqui no portal e em nossas redes sociais: a seção Buzz UFC. Na estreia, abrimos um espaço para que a comunidade acadêmica possa compartilhar de que ou de quem está sentindo mais falta por não estar frequentando a UFC. Confira a compilação das melhores respostas:

1. COMIDAS: para você que almoça pensando no jantar

Personagem da série Community estala os dedos diante de bandeja de comida

Da paçoca de carne e do purê de batatas do RU, que parece um mingauzinhoÁlida Santos, estudante de Geografia.
Tô com saudades de comer o peixe do RU. Quando as aulas voltarem, coloquem peixe mais de uma vez na semana!Larissa de Paiva, estudante de Engenharia de Alimentos.
Do Clebão do CAEN, nosso gordinho maravilhaDavi Albuquerque, estudante do doutorado em Economia.

Saco vazio não para em pé, não é mesmo? Foram várias as citações de locais de alimentação e refeições servidas no ambiente da Universidade. Com a suspensão das atividades presenciais, o Restaurante Universitário está fechado. Mas não se preocupem: os estudantes que habitam as Residências Universitárias ou que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica estão recebendo o suporte alimentar da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) através de ações emergenciais. Aos demais só resta, então, lembrar como é boa a feijoada das quartas-feiras do RU, além de outros itens do cardápio (pausa para você e a Álida imaginarem o cheirinho da paçoca). 😋 Com a redução da circulação de pessoas, também houve o fechamento das cantinas. É, aquela coxinha crocante vai ter que ficar para quando tudo voltar à normalidade. Ai, ai!

2. LUGARES: buscando no GPS do meu coração

Personagem Professor, da série La Casa de Papel, aponta para o fundo de uma sala enquanto os outros personagens olham para trás

De sentir o cheirinho do departamento e de andar pelos "bosques" da FísicaGabriel Aparecido, estudante de Física.
Das mangueiras do PorangabuçuMariana Michiles, estudante de Medicina de Fortaleza.
Sinto falta de contemplar, nos jardins da Reitoria, os periquitos verdes celebrando o entardecer ao voarem zoadentosDaniel Andrade, servidor da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

Se alguns cantinhos da UFC falassem, hein? 🙊 Muito da nossa memória afetiva diz respeito aos ambientes físicos onde essas lembranças foram vividas. Lembra a brisa do Açude Santo Anastácio batendo no rosto, como citou o José Pereira, servidor do Centro de Ciências Agrárias (CCA)? Com a maior parte das atividades letivas e administrativas sendo desempenhadas a distância – inclusive os trabalhos da equipe da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional –, começa a apertar no peito a saudade de ir todos os dias ao campus, mesmo que isso envolva pegar engarrafamento ou ônibus lotado. Dá até uma falta de ar que jamais sentirei por você, COVID-19!

3. COMUNIDADE ACADÊMICA: aqueles jovens "serumaninhos"

Personagens Eric e Otis, da série Sex Education, abraçam-se

Dos meus companheiros(as) de trabalho e dos bolsistas que convivem conosco diariamente. A UFC é nosso segundo lar!Liana Flor, servidora do Departamento de Tecnologia de Alimentos.
O encontro com os amigos antes da chegada do professor não tem preço!Rayla Clarindo, estudante.
Dos alunos por quem nutro enorme afeição e afinidade. É sempre mais fácil passar por momentos de tensão quando eles estão ao alcance do olharLidia Cardoso, professora do Departamento de Letras Estrangeiras.

Mais que amigas, best-friends-forever! 💞 A Universidade não é só o lugar aonde vamos para conseguir um belo diploma ou que paga nossos boletos. Na UFC, também nascem amizades que podem sobreviver às mais diversas fases da vida: da colação de grau à aposentadoria. Alguns de nós – como a servidora Aline Viana, que também é aluna da UFC e passa mais de 10 horas por dia no #MeuPaísBenfica – convivemos mais com colegas de turma e de trabalho na Instituição do que com nossas próprias famílias. É normal, portanto, sentir falta da presença diária, do bate-papo e dos abraços fraternais, 🤗 mas vai passar!

4. LISTA DE COMPROMISSOS: aquela história de que quarentena não é férias

Personagens Leslie e Ron, da série Parks & Recreation, cumprimentam-se com as mãos

Com certeza, das aulas presenciais, pois meu curso é um dos que não dão muito certo via EaDTereza Rayala, estudante de Enfermagem.
Dos encontros de estudo no VIESES, nosso grupo de pesquisa e extensãoÉrica Atem, professora do Departamento de Psicologia de Fortaleza.

Saudade aliviada? 😅 Com a dinâmica diferenciada adotada pela Universidade para seguir com as atividades letivas e administrativas, alguns compromissos que estavam sempre em nossas agendas foram adiados ou estão ocorrendo remotamente. Claro que isso pode fazer diferença no rendimento ou mesmo na motivação dos envolvidos, mas lembre-se: é temporário.

5. ROTINA: eu quero que você venha comigo

Personagens Jake Peralta e Charles Boyle, da série Brooklin 99, balançam a cabeça em sinal de aprovação

Saudades de dar aula, orientar alunos, das reuniões do projeto de pesquisa, das atividades de extensão no hospital, das minhas colegas de trabalho, enfim: da minha rotina de trabalhoJoselany Caetano, professora do Curso de Enfermagem.
Adoro ver as árvores dos jardins da Reitoria e admiro muito a beleza do prédio. Tiro fotos e todos os dias publico no Facebook com a legenda "Bom dia, UFC". Faz uma falta!Leonora Vale, servidora técnico-administrativa do Campus do Benfica.
Estou com saudades das reuniões presenciais do CEMP que nos proporcionam momentos lindos (chega de hangouts haha) #JuntosContraoCorongaAdely Ramos, estudante de Engenharia Civil.

"Todo dia ela faz tudo sempre igual..." 🎶 Calma, que isso não é necessariamente ruim. Apesar da ideia negativa que a palavra rotina possa carregar para algumas pessoas, a repetição de comportamentos ajuda nosso organismo a funcionar plenamente, já que a ocorrência de situações previstas nos torna pessoas menos estressadas e mais seguras.

O cérebro adora rotinas, dizem os neurocientistas. Ter horários certos para acordar, dormir, trabalhar, estudar, interagir com os amigos, alimentar-se e fazer atividade física evita situações de ansiedade e desorientação. É por isso que tanta gente não vê a hora de voltar a fazer o trajeto casa-estágio-aula e suas variações. Aliás, uma dica bacana de livro sobre o assunto é O poder do hábito, de Charles Duhigg.

6. ATIVIDADES EXTRAS: para quem tem mais o que fazer

Personagens da série Friends jogam futebol americano

Meus looks de trabalho remoto são camisas dos Encontros Universitários, grande oportunidade de difusão acadêmica que coroa a dedicação e união da comunidade UFCeanaAline Viana, servidora técnico-administrativa da Pró-Reitoria de Extensão (PREX).
Dos treinos da seleção de futsal feminino e da nossa queridíssima quadra do CEU. Lugar de aprendizados, competições, desenvolvimento e amizades. Saudações desportivas!Letícia Freire, estudante de Educação Física.

Uma agenda repleta de compromissos revela nossas prioridades, mas o que fazemos nas horas vagas também diz muito sobre nós. 🔖 O que não falta à comunidade acadêmica são oportunidades de formação, lazer e desenvolvimento pessoal oferecidas pelos vários projetos de ensino, pesquisa, extensão e gestão da UFC. Quer programação cultural? Então toma! Quer praticar uma atividade física? É só escolher.

Isso sem mencionar a quantidade de cursos livres, grupos de estudo, projetos de voluntariado e inúmeras atividades que, além de ocupar o tempo, contribuem para nossa evolução como pessoas (muitas contam como carga-horária para formatura e progressão funcional também. Cuida!). 🏃 🏃‍♂️ Tem de ioga a normatização de trabalhos seguindo os padrões da ABNT. Aliás, já viu a série de atividades que a Biblioteca Universitária tem oferecido neste período de distanciamento social? #ficaadica

7. FESTINHAS: fica, vai ter bolo

Babu Santana, participante do Big Brother Brasil, dança em festa realizada no programa

Morrendo de saudade das festinhas surpresas de aniversário dos colegas e de pagar as cotas dos comes e bebes da "festa" Anne Araújo, servidora técnico-administrativa do Campus de Sobral.
Saudades de ver as amigas nas calouradas 😭 – João Pedro Lopes, estudante de Pedagogia.

Aniversariantes do mês? Já podemos encomendar o bolo. Acabou o semestre? Vamos brindar! A vida universitária não é só perrengue, tem muita coisa a ser comemorada sim. Momentos de alegria e celebração ao lado de pessoas queridas não têm preço, e a Universidade está cheia deles. 🎉

8. CONTRATEMPOS: sentindo falta até de sentir abuso

Bianca del Rio, participante do programa RuPaul's Drag Race, faz expressão de desaprovação

Saudades até de ter raiva com a lotação do ônibus interno do PiciJoão Kleber Paiva, estudante de Sistemas e Mídias Digitais.
Dos cachorros correndo atrás do pessoal no Campus do Pici. Só assim para eu fazer exercícioVictor de Almeida, estudante de Ciência da Computação de Fortaleza.

O afastamento e a quebra da rotina mexem tanto com a nossa percepção que, às vezes, até aquilo que não era tão legal assim pode fazer falta. Estranho, porém verdade. 🧐 Nessas horas, é possível ver com um olhar mais gentil a fila do Restaurante Universitário, a espera pelo transporte do campus, a questão dos bichinhos em situação de abandono que transitam pela Universidade. Tudo isso compõe um cotidiano que, querendo ou não, faz parte da vida de todos os integrantes da comunidade da UFC e do qual, momentaneamente, estamos longe.

9. CONTATO FÍSICO: quero falar no pé do ouvido

Personagens Meredith Grey, da série Grey's Anatomy, abraça a amiga Christina Yang e coloca a cabeça em seu ombro

Encontrar com os colegas e poder dar e receber aquele aperto de mão <3Gabriel Aparecido, estudante de Física.
De estar perto dos colegas de classe e dos professores e funcionários (mas só alguns rs)Jefferson Elson, estudante de Letras Português-Inglês.

Organização Mundial de Saúde, você prometeu! Além das questões sanitárias, o contexto da pandemia está sendo particularmente difícil para nós, brasileiros, que temos como característica cultural a proximidade e o calor humano. 🔥🔥🔥 Ainda pouco acostumados a cumprimentar a distância, sofremos quando a interação física é interrompida – especialmente de maneira brusca como foi agora. Já sabem: quando passar essa fase crítica de distanciamento social, abraços coletivos estão liberados.

10. UFC INTEIRA: tudo para mim

Personagem Barney, da série How I Met Your Mother, pergunta à personagem Robin se é possível amá-la mais

Simmmmmm, de tudo! I❤️UFCAraguacy Filgueiras, professora do Curso de Design – Moda.
Cada canto e recanto tem um quê de magia, um encantamento que só é percebido por aqueles que têm um sentimento especial por essa instituição sexagenária, cheia de histórias para contarAdeli Gomes, bibliotecária da Biblioteca de Ciências da Saúde.

Pedimos ajuda aos universitários, mas muita gente não conseguiu elencar algo para sentir saudade, de tanto que ama a instituição. 📝 Faz parte do amadurecimento reconhecer que nenhuma relação é perfeita (por que a nossa com a UFC seria diferente?!), mas não é por isso que vamos deixar de valorizar o que é trazido de bom para nossas vidas por sermos parte desta grande universidade pública e gratuita.

Logo estaremos juntos e ainda mais próximos, como diz o lema em nosso brasão: "virtus unita fortior" (a virtude, unida, é mais forte). Então, para nos vermos em breve, cuide-se. Se possível, #fiqueemcasa.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300