Grupo da Fisioterapia faz tutoriais sobre ferramentas úteis para aulas e reuniões remotas

Ilustração de homem usando computadorPara auxiliar no período de distanciamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Saúde (GETS) da Universidade Federal do Ceará preparou uma série de tutoriais em vídeo de ferramentas que podem ser úteis à comunidade acadêmica.

O GETS, vinculado ao Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da UFC, disponibilizou, no canal do grupo no YouTube, tutoriais, por exemplo, de como realizar gravação de aulas, usar ferramentas para pequenas e grandes reuniões e configurar salas de aula virtuais.

Outros vídeos explicam ainda como acessar o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para a gravação de aulas, a Profª Andrea Soares, coordenadora do GETS, e o estudante do grupo Luan Mendes ensinam como utilizar o software OBS, com o qual é possível transmitir a tela do próprio computador. A ferramenta é útil para tornar a aula mais ilustrativa.

Ferramentas do Google como o Classroom, o Hangouts e o Meet também são exploradas nos tutoriais, para a criação de salas de aula virtuais e realização de reuniões.
Para acessar os tutoriais, basta clicar em um dos ícones disponíveis no documento interativo divulgado pelo GETS ou conferir o canal do grupo no YouTube.

Fonte: Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Saúde (GETS) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.