Nota de falecimento: Antônia do Carmo Soares Campos, servidora aposentada da Maternidade-Escola

A Universidade Federal do Ceará comunica, com pesar, o falecimento da servidora aposentada da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) Antônia do Carmo Soares Campos, de 73 anos de idade, no último sábado (18). O sepultamento ocorreu nesse fim de semana.

Além de enfermeira lotada na MEAC, de onde se aposentou em 2008, Antônia do Carmo foi aluna do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC, tendo concluído o mestrado em 2003 e o doutorado em 2005. Ela foi ainda professora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Profª Vera Leitão, lembra-se de Antônia do Carmo como uma "pessoa muito batalhadora, comprometida e responsável diante de seus sonhos, planos de trabalho e atuação na enfermagem." Como orientadora de mestrado e doutorado de Antônia, ela conta que sempre discutiam muito "sobre a teoria humanística de enfermagem, e foi o referencial que sempre norteou sua prática e sua pesquisa. A ideia era respeitar o outro como um ser único, buscar o ‘nós’ na relação humana".

LIVRO – A ex-orientadora e amiga diz ainda que, sozinha e em co-autoria, Antônia produziu 66 artigos e, de sua tese, lançou o livro Enfermagem humanística: ênfase na comunicação com mães de neonatos na fototerapia em 2008. "Aprendi muito com ela, seu sorriso era uma constante! Seu senso de responsabilidade e compromisso com as atividades eram evidentes. Considero não um adeus, mas um até breve!"

Viúva, Antônia do Carmo deixa um filho, Afonso Celso Soares Campos, servidor do Departamento de Farmácia da UFC.

A UFC se solidariza com os familiares e amigos de Antônia do Carmo Soares Campos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.