Procurar no portal

Projeto "quarentener": aquelas atividades que finalmente conseguimos tirar do papel

20200421 projeto quarentenerNa estreia de nossa nova editoria, abordamos a saudade que maltrata nossos corações durante o período de distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus (sobe fundo musical da Marília Mendonça 💔). Desta vez, vamos falar daquilo que sempre tivemos vontade de fazer, mas nunca sobrava tempo para tirar do papel. ⏱ A comunidade acadêmica colaborou, e nós da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional trouxemos, na #BuzzUFC, um apanhado de atividades e projetos a que estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos têm se dedicado nesses dias longe da UFC. Ficou curioso(a)? Dá uma olhada na listinha com alguns dos depoimentos:

Artistas de ocasião

Animação de criança negra tocando bateria alegremente

Estou aprendendo a desenhar e tenho me saído até bem. Achei que nunca conseguiria fazer isso, pois não "nasci com o dom" – Íris Pierro, jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional.
Estou tentando aprender músicas que sempre tive vontade de tocar, mas faltava tempo – Jefferson Veras, professor do Departamento de Ciências da Informação.
Aprender a tocar ukulele (ainda não tá assim tão bom, mas sigo tentando) – Lais Andresa, estudante de Letras - Inglês.

"A arte existe porque a vida não basta", já dizia o poeta Ferreira Gullar. O que seria de nós nesse período de distanciamento social sem os artistas que ouvimos, filmes e séries a que assistimos, histórias em quadrinhos e livros que lemos, obras bonitas que apreciamos (muitos museus mundo afora estão oferecendo visitas virtuais em seus sites, olha que maravilha🥰)? Atividades como música, desenho e escultura estão ocupando a mente e o tempo tanto daqueles já familiarizados com as linguagens artísticas quanto dos que arriscam os primeiros passos durante a quarentena. Além de sensualizar como a Demi Moore em Ghost – Do outro lado da vida, por que não decorar a casa com um lindo vaso de cerâmica feito por você, depois da pandemia? ⚱️💅🏻

Sobe o mezanino

O chef Eric Jaquin, do reality show Masterchef, dá um sorriso de aprovação

Nas horas livres gosto de cuidar da minha plantinha e cozinhar. Faço coisas gostosas pra deixar a quarentena mais leve e feliz. Meu filho ama! – Aidee Araújo, estudante de Ciências Ambientais.
Além de ter voltado a bordar, tenho posto em prática algumas receitas que sempre quis fazer: o bolo Romeu e Julieta da minha mãe, empadão de frango, além de outras guloseimas. Voltarei da quarentena com quilos a mais, mas com muitos desejos gastronômicos realizados – Flávia Gurgel, estudante de Sistemas e Mídias Digitais.

Ama postar fotos de comida nas redes sociais com a hashtag #euquefiz? Este é o SEU momento! O tempo em casa pode ser ótimo para dar um tempo nas Comidas Feias™️ e ficar mais íntimo do fogão e das panelas, assim como para testar aquele tempero de família ou as receitas cinco estrelas dos sites culinários. 👌 A alimentação, segundo as autoridades de saúde, é aliada fundamental na manutenção de uma imunidade alta. E uma imunidade 🔝, junto com os cuidados de higiene, ajudará seu organismo a manter-se saudável durante a pandemia. Então chega de revezamento entre ovo e miojo, ok? 🍜

Orgulho dos orientadores

Animação com o personagem Sheldon Cooper, da série Young Sheldon

A quarentena começou no dia em que iniciei o último capítulo da minha dissertação, e acabei de terminá-la! Ler e escrever foram meu refúgio de sanidade – Andressa Souza, estudante do mestrado em Comunicação.
Colocar a minha dissertação pra andar e me dedicar mais ao desenho – Guilherme Pedrosa, professor substituto do Instituto UFC Virtual.

Apesar do clima de apreensão, estar mais tempo em casa e sem compromissos externos significa, para algumas pessoas, menos dificuldades com a escrita acadêmica e mais inspiração para "dar o gás" em obrigações como a pós-graduação. 👩‍🎓👨‍🎓 Se você se sente bem o suficiente para tentar render nas páginas de artigos, TCCs, dissertações e teses, vá em frente e arrase – e não se esqueça de convidar todo mundo para assistir à sua defesa no Zoom ou no Google Hangouts. 🙌

A fila (de livros) anda

A personagem Hermione Granger, da série de filmes Harry Potter, abre um livro

Eu finalmente consegui ler mais livros nessa quarentena – Guilherme Chaves, estudante de Direito.
Estou aproveitando a quarentena para ler artigos, livros e afins, para ajudar na realização do TCC e também nas ideias – Aidee Araújo, estudante de Ciências Ambientais.

"Estamos a 0 dias sem comprar um novo livro para não ser lido. Nosso recorde anterior era de 0 dias". 🙈 Se você se identifica com esse meme, não se preocupe: muita gente não consegue ler tanto quanto gostaria. Com a quarentena, além do comércio eletrônico que já é velho conhecido de muitos leitores, algumas livrarias da cidade estão oferecendo serviço de entrega em domicílio. 📚 Com o tempo menos corrido, uma outra alternativa é a boa e velha troca de livros – atenção, sem proximidade física –, que pode ser uma forma de estar perto dos seus amigos, porém de uma maneira diferente.

Cursos e mais cursos

As personagens Bernadette e Amy, da série The Big Bang Theory, fazem um brinde à ciência

Coloquei para a frente alguns cursos profissionalizantes de desenvolvimento de sistemas em situações reais de empresas, além de ter uma hora do dia para praticar programação nas minhas linguagens principais, Python e Java – Keller Santos, estudante de Sistemas e Mídias Digitais.
Consegui mais tempo para me dedicar aos projetos de pesquisa, para tocar meu violão e, também, fazer um curso de Pythonic que queria há pelo menos um ano ❤️ – Ticiana Linhares, professora do Instituto UFC Virtual.

Falou ela: a rainha do LinkedIn, a diva da EaD, a que não pode ver um mooc* que já fica toda se tremendo! 🤣❤️ Brincadeiras à parte com a Keller e a Ticiana, aprendizado nunca é demais, não é? Plataformas diversas, algumas inclusive da própria Universidade, têm disponibilizado diversas oportunidades de formação, que abrangem artes, aprendizado de idiomas, cursos profissionalizantes, conhecimentos técnicos... E o melhor, pela maioria você vai pagar "vários nadas"! Quem acha que não seria má ideia sair do isolamento com um upgrade no currículo levanta a mão. 🙋🏼🙋🏽‍♂️

É normal ficar meio perdido

O personagem Luke Skywalker, dos filmes Star Wars, mira o horizonte pensativo

Não tenho conseguido produzir muita coisa, nem escrever ou ver filmes. Conversar com meu orientador tem ajudado a seguir – R.K., estudante de doutorado.
Nada! – M.F., estudante de Enfermagem.
Estou com dificuldades de concentração e de me adaptar ao trabalho remoto, mas faço o que tem que ser feito – A.P., servidor terceirizado.

Sabemos que os dias não têm sido fáceis e muito menos iguais para todo mundo. 😕 Então, sem comparação e autocobrança, ok? Nem todo mundo reage às situações da mesma forma. Claro que tem quem esteja trabalhando remotamente, acompanhando aulas em EaD, fazendo mil cursos on-line e tentando entrar em forma. 🏋️‍♀️ Há ainda quem tenha sido levado a conciliar tripla jornada (bjs, mães e pais), quem esteja tendo dificuldades para ser produtivo e quem aproveite para descansar o juízo. 🥱🛌 Se precisar desabafar com alguém, converse. Se precisar dormir mais, descanse. Acima de tudo, o principal é se escutar: conhecer os próprios limites e prezar pela manutenção da saúde mental. Sem ela fica difícil garantir a saúde física e construir defesas resistentes à ameaça do coronavírus. Estamos combinados?

*Mooc: Sigla referente à expressão inglesa Massive Open Online Course, um tipo de curso aberto, oferecido por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, a um grande número de pessoas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300