Complexo Hospitalar da UFC inaugura unidade própria de atendimento a casos suspeitos ou confirmados da COVID-19

Imagem: foto de pessoas com roupas hospitalares e máscaras. Ao fundo, banner azul com a frase: juntos somos mais fortes! #vaificartudobemO Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), inaugurou a unidade própria de atendimento a casos suspeitos ou confirmados da COVID-19. A unidade, que começou a funcionar na última segunda-feira (20), comporta 11 leitos de enfermaria e seis leitos de UTI destinados a pacientes que apresentem sintomas de síndrome gripal e passem a se tornar suspeitos da COVID-19 durante o período de internação no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) ou na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC).

Conforme explica o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior, "o espaço é resultado de uma união de esforços de diversos profissionais de áreas assistenciais e administrativas do HUWC e da MEAC, a partir de um planejamento adequado e amplamente discutido de forma colegiada".

A começar pela infraestrutura, conforme explica a gerente administrativa do Complexo Hospitalar, Eugenie Néri. "A unidade de Pediatria do HUWC foi totalmente adaptada para os fluxos requeridos para uma unidade com o perfil de atendimento a pacientes com COVID-19, sendo criadas antecâmaras de paramentação e desparamentação para acesso dos profissionais de saúde às áreas de tratamento dos pacientes; e realizadas instalações de exaustores portáteis com filtragem de ar e pressão negativa na UTI COVID", destaca Eugenie.

Imagem: foto de pessoas com máscaras e ao, fundo, um banner azul com a frase: juntos somos mais fortes #vai ficar tudo bemA gestora informa, ainda, que, seguindo o Plano de Contingência da instituição, a equipe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar conduziu a revisão e a adequação dos pontos elétricos para as duas UTIs, a substituição de quadros elétricos, a ligação dos pontos aos geradores, a individualização dos circuitos elétricos dos leitos de UTI, a instalação de torneiras com sensor nas unidades de terapia intensiva e de torneiras com acionamento por pressão nas demais áreas, bem como a instalação de interfone para acesso à unidade COVID-19.

De forma articulada e integrada, a equipe de Engenharia Clínica conduziu a verificação de conformidade de todos os equipamentos médicos, e a Divisão Administrativa e Financeira realizou a aquisição, o abastecimento e a disponibilização de todos os EPIs, conforme protocolos institucionais, de modo a prover maior segurança a colaboradores e pacientes.

A Unidade de Patrimônio apoiou o processo de mudança juntamente com a Hotelaria, que preparou todo o ambiente e proveu o enxoval hospitalar. A Divisão de Gestão de Pessoas, por sua vez, validou a estrutura para utilização pelos trabalhadores e fluxos, verificou a estrutura para prevenção de incêndios e iniciou a elaboração de procedimento operacional padrão (POP) para ser seguido pelos profissionais da manutenção.

Imagem: foto de camas hospitalaresEQUIPAMENTOS ‒ Também houve um estudo sobre os equipamentos médico-hospitalares necessários ao funcionamento da nova unidade. Foram disponibilizados para abertura dos leitos de UTI e de enfermaria da Unidade COVID-19 no HUWC: um aparelho de raio-x, oito aspiradores cirúrgicos, uma balança bancada, 40 bombas de infusão, 18 camas hospitalares eletrônicas, dois cardioversores, 15 dispositivos de aspiração através de bolsas descartáveis, dois eletrocardiógrafos, um foco cirúrgico portátil, um gasômetro, 12 glicosímetros, um marcapasso cardíaco externo, três mulos de capnografia, três módulos de pressão invasiva, 10 monitores multiparamétricos, oito ventiladores pulmonares, um ventilador pulmonar de transporte e um ventilômetro.

De acordo com o gerente de Atenção à Saúde do HUWC, Arnaldo Peixoto, a unidade conta também com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos e almoxarifes. "Equipe valorosa, formada por profissionais competentes e experientes que passaram, nos últimos dias, por capacitação específica para trabalhar nessa unidade", ressalta o médico.

Peixoto destaca o papel da chefia e da equipe da Pediatria em ceder a área para a instalação da Unidade COVID. Além disso, todos os serviços relacionados ao apoio diagnóstico e terapêutico estão à disposição da nova unidade, como centro cirúrgico, central de material e esterilização, anestesia, reabilitação, laboratório central, radiologia, endoscopia e nutrição.

O gerente de Atenção à Saúde do HUWC também ressalta a dedicação de áreas como a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), com elaboração de fluxos, atualizações das equipes e aperfeiçoamento de técnicas para equipes assistenciais e de apoio; o Núcleo de Ensino e Estágio, na organização dos cursos; a equipe médica da própria UTI, que realizou treinamento para os profissionais que estão trabalhando na Unidade COVID; as coordenações de enfermagem e as divisões de Enfermagem e de Apoio Diagnóstico Terapêutico, que contribuíram com a organização de escalas, previsão de insumos e equipamentos; e as Divisões Médica e de Gestão do Cuidado, com a organização das equipes médicas.

Também se destaca uma médica da instituição e seus familiares doaram mobiliário para o repouso na Unidade COVID do Hospital Universitário Walter Cantídio.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.