Procurar no portal

Ações do LABGRIM tornam mais divertidos e interativos os dias de crianças e adultos em quarentena

Imagem: Como participante da ação Dica de Criança, Ian, de 9 anos, ensina como fabricar massinha de modelar de forma caseira e se divertir na quarentena (Imagem: reprodução da internet)Quem tem criança em casa sabe como o cumprimento à orientação de isolamento social em razão da pandemia da COVID-19 requer ocupação do tempo com atividades agradáveis. Por mais que muitos pais precisem se dividir entre o teletrabalho e a atenção aos filhos, a oportunidade é valiosa para estabelecer novas formas de convivência, incluindo brincadeiras que divertem e educam.

Neste sentido, o Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LABGRIM), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, dá ótimas contribuições por meio de duas ações que estimulam a interação de crianças e adultos responsáveis nesta quarentena: #NaRedeIndica e Dica de Criança.

O #NaRedeIndica, ação do Projeto de Extensão #NaRedeComDireitos, com a curadoria da equipe do LABGRIM, é um "plantão de utilidade lúdica: um programa de arte e saúde em tempos de quarentena", como informa a coordenação. Oferece indicações de conteúdos para assistir, brincar e experimentar, com a recomendação de que as atividades devem ter o acompanhamento de adultos. As postagens são publicadas às terças, quintas e sábados nas redes do LABGRIM: Facebook e Instagram.

Entre as sugestões já indicadas estão as produções que podem ser acessadas pela Internet, como as da Palavra Cantada, dupla formada pelos músicos-cantores Sandra Peres e Paulo Tatit que teve shows já vistos por mais de 2 milhões de pessoas; do Brinquedorias, grupo cênico musical que faz parte do projeto Serelepe; e do grupo de brincantes Carroça de Mamulengos.

Outra indicação imperdível aponta para o Instituto de Leitura Quindim, biblioteca localizada em Caxias, no Rio Grande do Sul, elogiada por vender kits de livros infantis selecionados por uma curadoria feita por especialistas. Nesta quarentena, a iniciativa disponibiliza seu canal no YouTube para atividades colaborativas. TV aberta? Tem também, com sugestão de programa da TV Cultura.

"O nosso entendimento é que precisamos apresentar conteúdos de qualidade para as crianças. E qualidade implica diversidade: diversidade de formatos, de linguagem, de estética e ainda de formas de experimentar tais conteúdos. É importante que sejam gratuitos e que não estimulem o consumo. Interessa também ao LABGRIM dar visibilidade aos conteúdos que são produzidos no Brasil e aos quais muita gente ainda não teve acesso", comenta a Profª Andrea Pinheiro, coordenadora do LABGRIM, sobre o processo de escolha das sugestões feitas.

Ela ressalta que as indicações, no geral, são para todas as idades; "alguns [conteúdos] podem ser mais interessantes para crianças menores e outros podem ser apreciados por toda a família". Como muitas das sugestões envolvem o acesso à Internet, ela reforça a recomendação de, nesses casos, as crianças, especialmente as pequenas, serem acompanhadas por pais ou responsáveis. "Os adultos são convidados a brincar, experimentar e assistir junto com as crianças. Muitos têm comentado a satisfação de acessar novos conteúdos e conhecer novas experiências junto com os filhos e filhas", revela.

FUTUROS POSSÍVEIS – Já a outra ação do LABGRIM, Dica de Criança, é realizada em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e a Sociedade Cearense de Pediatria. A proposta é que pais ou responsáveis enviem vídeos de crianças com sugestões de atividades ou apresentando ações que possam ser realizadas por outras crianças neste momento de isolamento social.

Os conteúdos serão postados toda segunda, quarta e sexta-feira, no canal especial da Prefeitura de Fortaleza para o enfrentamento do Coronavírus, no canal da Secretaria Municipal de Saúde e nas redes do LABGRIM mencionadas acima. Ao enviarem os vídeos, os pais ou responsáveis deverão autorizar o uso de imagem das crianças. Os vídeos devem ser enviados para o seguinte e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

"Vamos fazer dessa quarentena um momento para a gente crescer como gente, para que a gente amadureça como sociedade e seja capaz de oferecer um futuro melhor para nossas crianças", diz a vice-coordenadora do Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LABGRIM), no vídeo-convite que postou nas redes do laboratório. "E que a gente possa, com a contribuição dessas crianças, trazer aquilo que a gente mais precisa neste mundo: o lugar da brincadeira, da alegria, o lugar do prazer e não apenas o lugar da produção, do consumo. Nós temos que usar esse tempo para pensar junto com nossas crianças novos futuros possíveis", acrescenta.

A julgar pelos vídeos já postados, a humanidade pode ter esperança nos pequenos, que irão cuidar do mundo. No primeiro episódio da série #DicaDeCriança, Lucca, de 2 anos de idade, e sua mãe, Sulyane, explicam, numa interação criativa, a importância de lavar as mãos para "tirar o coronavírus". Num outro vídeo, as pré-adolescentes Iasmyn, de 11 anos, e Vitória, de 12 anos, trazem dicas de diversos jogos – quebra-cabeça, damas, pega-varetas – que podem ocupar o tempo e trazer diversão nessa quarentena. Numa outra produção, Ian, de 9 anos, dá um show de simpatia, explicando como fabricar massinha de modelar de forma caseira.

As duas iniciativas estão sendo desenvolvidas em parceria com a Rede Interinstitucional de Ações Coletivas de Universidades do Brasil e da América Latina (RIA 40tena).

Os contatos com o LABGRIM podem ser feitos por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou WhatsApp (85 98401 3119).

Fonte: Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LABGRIM) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300