Campus de Russas produz protetores faciais para profissionais de saúde; projeto recebe doações

Imagem: banner de divulgação do projeto Protegeface, com rosto de profissional de saúde usando protetor facil (Imagem: Divulgação)O campus da Universidade Federal do Ceará em Russas, por meio do projeto intitulado ProtegeFace, iniciou a produção de protetores faciais para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Os equipamentos serão doados a profissionais de saúde de Russas ‒ e, posteriormente, de outros municípios do Vale do Jaguaribe ‒ que trabalham no atendimento direto de pacientes com COVID-19.

A iniciativa partiu do grupo formado pelos professores Sílvia Viana e Pedro Pinheiro, os servidores técnico-administrativos Ridiley Alcântara Costa e Orismildes de Almeida Neto, bem como pelo diretor e pela vice-diretora do campus, Prof. Lindberg Gonçalves e Profª Aliny Abreu, respectivamente.

O ProtegeFace está cadastrado na Plataforma Colaborativa de Ações #ufcevocecontraocoronavirus, que reúne diversas ações realizadas pela comunidade universitária e por parceiros estratégicos da UFC, permitindo integrar esforços e recursos a fim de otimizar os resultados.

PARCERIAS E DOAÇÕES ‒ Atualmente, o Campus de Russas dispõe de uma impressora 3-D para fazer os protetores faciais. Para aumentar a produção e poder atender mais pessoas, a unidade iniciou uma busca por parcerias com empresas que possuam impressoras 3-D ou máquinas de corte a laser.

Além disso, foi criada uma campanha de arrecadação de doações para o pagamento do corte e a compra dos demais materiais necessários, como filamentos para impressora 3-D e folhas de acetato com espessura entre 0,3 e 0,5mm.

Os responsáveis pelo projeto solicitam que a contribuição seja confirmada através do preenchimento de formulário on-line. Os interessados poderão contribuir com a doação de materiais, serviços ou ajuda financeira.

A meta é atender primeiramente à necessidade da Secretaria Municipal de Saúde de Russas. À medida que o volume de doações aumentar, a produção deverá ser estendida para outras cidades do Vale do Jaguaribe.

De acordo com a equipe do projeto, o objetivo é também sensibilizar a comunidade de Russas e do Vale do Jaguaribe para a problemática da saúde pública, unindo poder público, academia e sociedade em prol da produção dos protetores, itens considerados imprescindíveis no combate à COVID-19. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelos telefones (85) 99984 5706 e (85) 99659 5203.

Fonte: Setor de Comunicação e Produção Cultural do Campus de Russas ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.