Novo podcast da UFC discute impactos das pesquisas em comunicação na sociedade

Imagem: logo do programa com quatro balões de diálogo coloridos com reticências dentro de cada um. Acima, o nome PapoCom na cor verdeDe que forma as pesquisas na área de comunicação geram impactos em nossa sociedade? Com o objetivo de trazer respostas a esse questionamento, o PráxisJor, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC), acaba de lançar o podcast PapoCom. O novo canal já conta com o primeiro episódio, no qual discute a qualidade da cobertura dos meios de comunicação sobre a COVID-19.

Os podcasts são conteúdos em áudio que podem ser escutados em dispositivos digitais quando o ouvinte determina. O episódio de estreia do PapoCom, que já se encontra disponível em sua página na plataformas Anchor e em seu perfil no Spotify, inicia a série Comunicação e Pandemia, que traz no primeiro programa o tema do novo coronavírus para as discussões que vêm sendo realizadas no âmbito acadêmico da Comunicação.

Neste episódio, participam o professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPJOR/UFSC), Rogério Christofoletti; a editora do site da Revista Piauí, Fernanda da Escóssia; e o professor do PPGCOM/UFC, Ricardo Jorge.

O PapoCom tem a proposta de manter uma periodicidade semanal. Os debates contarão com a participação de pesquisadoras e profissionais da área de Comunicação. A produção é do Prof. Edgard Patrício, também do PPGCOM, e do mestrando do programa, Bruno Balacó, ambos vinculados ao PráxisJor.

O Prof. Edgard Patrício explica que a ideia do PapoCom é trazer para o debate as pesquisas de Comunicação que são realizadas na UFC e nas instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil, sempre enfocando as contribuições que esses estudos trazem à comunidade. “A gente nota que as ciências humanas vêm sofrendo ataque com a redução de recursos por parte de governantes e com a acusação de que suas pesquisas não têm rebatimento para a sociedade. Mas elas são importantíssimas, pois refletem exatamente o funcionamento da sociedade. E é isso que pretendemos mostrar”, afirma.

Fontes: Prof. Edgard Patrício, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Bruno Balacó, mestrando em Comunicação do Programa de Pós-Graduação da UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.