Pesquisadores do Campus de Sobral publicam artigo em revista internacional com conceito Qualis A1

Foto do vulcão Ubinas soltando fumaça A Universidade Federal do Ceará, uma das principais instituições públicas de ensino superior do Brasil, notabiliza-se nas áreas de internacionalização e de difusão do conhecimento. No final de março, foi publicado um artigo no volume 13 da revista científica Journal of Selected Topics in Applied Earth Observations and Remote Sensing, do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). O periódico possui o conceito Qualis A1, o mais alto fator de impacto e de excelência internacional, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O artigo “Automatic multichannel volcano-seismic classification using machine learning and EMD” (“Classificação automática multicanal de sinais sísmico-vulcânicos usando aprendizado de máquina e decomposição modal empírica”, na tradução) foi submetido por sete autores, entre cientistas brasileiros, peruanos e franceses. Assinam o artigo os pesquisadores Pablo Eduardo Espinoza Lara (UFC), Carlos Alexandre Rolim Fernandes (UFC), Adolfo Inza (Instituto Geofísico do Peru/IGP), Jérôme Mars (Instituto de Tecnologia de Grenoble, França), Jean-Philipe Métaxian (Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento de Marselha, França), Mauro Dalla Mura (Instituto de Tecnologia de Grenoble, França) e Marielle Malafante (Comissão de Energia Atômica e Energias Alternativas de Palaiseau, França).

O estudo analisou o comportamento sísmico do vulcão Ubinas, o mais ativo do Peru, a 1.200 quilômetros ao sul da capital Lima. Para tanto, foi aplicado um método de modelagem envolvendo inteligência artificial, aprendizado de máquina e algoritmo de decomposição modal empírica. O propósito disso era classificar sequências de eventos ocorridos no interior do vulcão, como o movimento de fluidos, gases e cinzas, quebra de rochas, tremores e explosões. O modelo empregado pela equipe de cientistas obteve uma taxa de sucesso de 90,5%.

Foto posada do pesquisador Pablo Lara abaixado dentro de uma cavernaEXPERIÊNCIAS – Antes de cursar o mestrado em Engenharia Elétrica e da Computação no Campus da UFC em Sobral, o peruano Pablo Espinoza Lara trabalhou no Instituto Geofísico do Peru (IGP), órgão governamental de monitoramento das atividades sísmicas naquele país. As pesquisas no IGP envolvem geofísica, sismologia, vulcanologia e climatologia, como, por exemplo, os efeitos do fenômeno El Niño. Durante os dois anos do mestrado aqui no Brasil, ele obteve uma bolsa conjunta da CAPES e da Organização dos Estados Americanos (OEA). Pablo já voltou à terra natal e planeja fazer o doutorado na França, bem como desenhar um sistema de alerta precoce para terremotos de grande magnitude.

“Até agora, não há método para prever quando e onde um terremoto ocorrerá. Atualmente, a inteligência artificial é um método promissor para resolver esse problema, devido à rápida resposta para calcular a localização e magnitude de um terremoto que já aconteceu e notificar a população o mais rápido possível, para que eles possam sair das casas e evitar a maior quantidade de perdas humanas”, explica Pablo Lara.

AVALIAÇÃO – Segundo o Prof. Carlos Alexandre Fernandes, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e da Computação (PPGEEC) do Campus da UFC em Sobral, além do impacto científico propriamente dito, a pesquisa propiciou a colaboração e o estreitamento de laços acadêmicos e profissionais com instituições estrangeiras. Avalia o docente, orientador de Pablo no mestrado, que dessa maneira foi fortalecida a internacionalização tanto do PPGEEC como da UFC.

“A ideia é que o sistema de detecção proposto nesta pesquisa seja implementado no IGP para que os vulcões possam ser monitorados em tempo real. É importante ressaltar que não foi apenas um estudo teórico, mas uma pesquisa que deverá ser implementada na prática, com alto impacto na segurança da região afetada”, afirma o orientador.

O artigo está disponível para leitura no site do periódico (em inglês).

Fonte: Pablo Espinoza Lara, mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.