Encontros Universitários 2019: saiba como funcionará o formato on-line e veja as formas de participação

EU2019 CS Imagem04Principal evento científico e cultural do calendário da Universidade Federal do Ceará, os Encontros Universitários (EU) ocorrerão, pela primeira vez, em formato virtual, como uma medida de respeito ao isolamento social necessário ao combate à COVID-19. Nos dias 20, 21 e 22 de maio, os participantes dos campi de Fortaleza poderão apresentar seus trabalhos de forma online nas modalidades pôster e comunicação oral. Para isso, alguns procedimentos foram pensados para esta edição 2019 do evento.

Os EU2019 preservarão o caráter aberto à sociedade que caracteriza o evento. Para isso, inovações tecnológicas foram criadas para sua realização, permitindo que as comunidades interna e externa à UFC tenham acesso a todos os trabalhos através de uma plataforma eletrônica exclusiva dos EU2019, que será em breve disponibilizada.

Além da realização online, nesta edição a participação dos estudantes com apresentação de comunicações orais e pôsteres será facultativa. Ao todo, 5.246 trabalhos foram homologados e comporão uma publicação, sendo 3.620 pôsteres, 1.600 comunicações orais e 26 apresentações artísticas. Aqueles que desejarem, poderão apresentá-los em pôsteres ou comunicações orais.

#FIQUEEMCASA – Seguindo as recomendações das autoridades sanitárias e colocando a saúde de estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos e profissionais terceirizados em primeiro lugar, as atividades dos Encontros Universitários 2019 acontecerão remotamente. A programação de apresentações científicas não acontecerá em espaços físicos da Universidade, seja na submissão de projetos, apresentação de trabalhos ou avaliação de resultados.

RESUMOS E PUBLICAÇÃO DIGITAL – Todos os resumos enviados em dezembro de 2019 integrarão os anais dos Encontros Universitários 2019. A publicação digital contará com indexação e será composta pelos 5.246 trabalhos que foram homologados para esta edição.

PÔSTER – Para esta modalidade, a Comissão Organizadora, em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), elaborou uma plataforma onde as produções serão exibidas. Os trabalhos, que seriam apresentados fisicamente como pôster, deverão ser submetidos por meio de formulário eletrônico, através do qual será possível anexar um documento no formato PDF. O formulário deverá ser preenchido entre os dias 05 e 15 de maio.

Os trabalhos enviados ficarão disponíveis na plataforma durante os três dias dos Encontros. Ela será aberta e por meio dela todas as pessoas terão acesso ao conteúdo dos trabalhos. Os avaliadores poderão fazer perguntas através de um fórum, as quais deverão ser respondidas pelo autor ou co-autor do trabalho. Um formulário de avaliação online será disponibilizado ao avaliador, que o preencherá virtualmente, gerando, assim, a pontuação do trabalho apresentado.

APRESENTAÇÕES ORAIS – As apresentações orais, por sua vez, serão realizadas por videoconferência, mantendo assim seu caráter interativo. Os dias e horários serão divulgados no site dos Encontros. Existirão “salas de videoconferências” para cada “sala física” que existiria caso o evento fosse realizado fisicamente. Os alunos e avaliadores terão acesso às salas por meio de links disponibilizados com antecedência.

Já as apresentações artísticas, organizadas pela Secretaria de Cultura Artística, acontecerão no formato de live (apresentação ao vivo online) na rede social Instagram. Os detalhes desta modalidade, assim como o processo de submissão de trabalhos, estão disponíveis no edital publicado pela Secult-Arte.

CERTIFICADOS – Todos os autores e coautores que participarem das apresentações, nas modalidades oral ou pôster, receberão certificado de apresentação. Quem participar em, pelo menos, três das atividades da programação (palestras, fóruns de discussão de pôsteres e comentários nas apresentações orais) receberá um certificado de atividade complementar de 12 horas. Essa participação contará horas complementares e poderá ser registrada por meio de formulário, que ficará disponível durante os três dias de evento. E os participantes dos minicursos também receberão certificados de participação, com hora-complementares adicionais. Os minicursos serão informados no site dos Encontros Universitários 2019.

SEGUNDA CHAMADA – Após a realização dos Encontros Universitários 2019 haverá uma nova oportunidade de envio de trabalhos para apresentação que tiveram impedimento no período de realização do evento. De 20 a 25 de junho de 2020, um novo formulário será publicado no site dos Encontros Universitários. A avaliação dos trabalhos enviados na segunda chamada ocorrerá de 25 a 30 de junho. A seguir, os organizadores de cada encontro adicionarão os participantes e projetos à versão final do repositório digital do evento e também emitirão certificados de participação.

Dúvidas e relatos de necessidades específicas devem ser encaminhados à pró-reitoria pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A comissão organizadora do evento criará uma página com as perguntas e respostas mais frequentes (FAQ) que estará disponível no site dos Encontros Universitários.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC, organizadora dos Encontros Universitários 2019 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.