Procurar no portal

Let's get physical! #fiqueemcasa com corpo e mente em equilíbrio

Logomarca da seção BuzzUFC com o texto em inglês Let's get physical ao centroHá dias em que a gente acorda igualzinho ao Pica Pau se arrastando, sem coragem nem para fazer o trajeto da cama para a geladeira (mentira, essa coragem todo mundo tem 🤐). Mas também existem momentos que encarnamos o Kléber Bambam do BBB1 e colocamos todo mundo para correr com nossos berros de motivação. #BIRL.

Como neste período de distanciamento social, nossa opção é mesmo a prática indoor 🏡, o BuzzUFC de hoje traz dicas e depoimentos sobre o desafio de manter o equilíbrio entre um corpo em movimento constante e uma mente tranquilinha e ativa.

Seja na versão clássica de Olivia Newton-John, seja na mais contemporânea da Dua Lipa, "let's get physical" é uma ótima trilha sonora oficial para a pandemia. Então coloca a legging brilhosa da Gracyanne Barbosa, estende o tapetinho e #VemComigo:

Turma do frango com batata doce

Animação mostra a personagem Michelle, da série Três é Demais, fazendo pose de halterofilista

Tenho feito exercícios de ginástica localizada assistindo a vídeos de uma professora no YouTube. Consegui me sentir melhor, com mais ânimo e psicologicamente mais feliz e relaxadaLidianne Marques, estudante de Gestão de Políticas Públicas.

Faço o básico: uma leve musculação, para não sentir tantas dores na coluna, e treino HIIT (treino intervalado de alta intensidade). Percebo que meu corpo está mudando para melhor, mas é claro que faço no limite do que ele aguentaCícero Júnior, estudante de Letras - Espanhol.

Amei a ideia de me engajar no desafio de treino funcional do perfil @atletasemacao do Instagram. Além de incorporar um hábito saudável à minha rotina, tenho conseguido aproveitar melhor o tempoSteffane Araújo, estudante de Engenharia de Alimentos.

Já que ninguém nunca virou para mim e disse: "Nossa, como você é fitness!" 😅, busquei exemplos de pessoas da comunidade acadêmica que acordam cedo, tomam aquela vitamina turbinada do Adriano Muralha (clássico demais rs) e mandam ver nos exercícios.

As opções vão desde alongamento, para evitar cãibras e músculos encurtados, até aulas de ginástica localizada e treinos aeróbicos, para deixar todo mundo com aquela carinha fofa de pimentão.🌶️ Ainda há quem prefira se engajar em desafios, para aumentar a motivação e compartilhar os resultados. 💪 O bom é que existem várias opções baratas e mesmo #grátis: vários depoimentos sugeriram canais no YouTube, perfis no Instagram e apps de uso gratuito, como o Nike Training Club, Teemo e 7 Minutes Workout.

O único problema é não poder, a cada cinco palavras, dizer para as pessoas que você é crossfiteiro, já que o box está fechado #sdds. 🤣 🏋️‍♂️ Mas pelo menos dá para postar o treino, ufa! #tápago.

Corre, Forrest! Corre!

Animação mostra o personagem Forrest, do filme Forrest Gump, correndo por uma estrada

Tenho corrido no quintal da minha casa, que tem um espaço grande. Acompanho os resultados através de um aplicativo e uma pulseira com monitor cardíaco. Além de melhorar minha respiração, agora tenho uma resistência física melhorGuilherme Souza, estudante de Engenharia de Telecomunicações.

Já que neste período não tem sido possível acordar às 4h30min de um domingo para correr (achava que era lenda urbana como a Perna Cabeluda 🦵, mas é verdade esse bilhete!), os amantes da corrida de rua da nossa comunidade acadêmica têm buscado alternativas para manter o condicionamento.

Vale "dar o gás" na esteira, umas voltas no estacionamento do condomínio ou fazer percurso circular no jardim ou quintal de casa. 🏃‍♀️🏃‍♂️ É uma das modalidades de exercício mais em conta que existem! Além disso, quando a pandemia der uma trégua, você pode entrar em um grupo de corridas ou participar de alguma assessoria esportiva, preparando-se para uma das 1.549.672 corridas que ocorrem no Ceará por ano – dentre elas a da UFC – e garantindo suas medalhas. 🏅👏

Respira, esti-i-i-i-ca e puxa

Animação mostra cinco gatos praticando pilates sobre bolas infláveis

Já faço pilates há mais de dois anos e sigo fazendo na quarentena. A instrutora do meu estúdio (@spine.pilates) passa os exercícios personalizados. Pela própria exigência que o pilates tem, faço dia sim, dia não. A diferença é que a prática agora tem sido sem equipamentos, usando apenas o peso e a flexibilidade do próprio corpoRoger Ponte, professor do Curso de Psicologia do Campus de Sobral.

Uma das atividades físicas ou de reabilitação mais democráticas e completas, o método abrange o conjunto de técnicas desenvolvidas pelo alemão Joseph Pilates (1883-1967), que foi enfermeiro e lutador de boxe profissional. 😊🥊 Com elas, é possível tonificar os músculos, corrigir problemas posturais, aumentar a resistência física e mental, melhorar a coordenação motora e aliviar dores musculares e articulares.

💪🤸🏾‍♀️ Olha só: de acordo com a legislação vigente, somente graduados em Educação Física e Fisioterapia estão autorizados a exercer a função de instrutor, após fazer formação específica. Existem diferentes tipos de pilates, alguns com exercícios que podem ser praticados no solo apenas com o peso do corpo ou poucos recursos, como elásticos e bolas – mesmo que você tenha a flexibilidade de uma caixa de leite Tetra Pak®️. 🤣

Se ela dança, eu danço

Animação mostra a personagem Monica, da série Friends, dançando sozinha

"Vocês pensaram que eu não ia rebolar hoje?" 👯‍♀️ Embora não tenhamos recebido respostas na enquete dos dançarinos da UFC (tsc, tsc!), a repórter do BuzzUFC garante que dá para suar a camisa e gerar muita "odiorfina" 😈 para encarar as tensões da pandemia e as obrigações do dia a dia. O bom é que se trata de outra atividade que demanda quase nenhum investimento e não obriga a sair saltando como a Baby no filme Ritmo Quente.

É só dar o play em uma lista de streaming musical ou em um vídeo no YouTube. Com estilos variados que contemplam quase todos os gostos (axé, samba, funk, swingueira, sertanejo, hip hop), dançar em casa traz benefícios como estímulo à circulação sanguínea, melhora da autoexpressão e da consciência corporal, aumento da frequência cardíaca e o consumo de até 600 calorias em uma hora contínua de aula. 💃🕺 #Fikdik de alguns canais on-line com aulas gratuitas: 1) FitDance, com mais de 12 milhões de inscritos; 2) Lorena Improta, coreógrafa e influenciadora digital; 3) Irtylo Santos, educador físico paraibano com aulas fáceis de vários ritmos para iniciantes.

Quarentenastê

Animação mostra os personagens do desenho animado Bojack Horseman em aula de yoga

O yoga é um conjunto de práticas, movimentos e respirações para focar a atenção no momento presente, não se deixar dominar pelas emoções ou pela oscilação dos pensamentos e ver a vida com mais clareza e lucidez. Ajuda, principalmente, a trazer alegria para dentro de si, de uma forma muito naturalLúcia Rejane Barontini, professora aposentada do Instituto de Educação Física e Esportes e instrutora de ioga na Associação Arte de Viver.

Tenho ministrado aulas de yoga para meu pai, que está na Argentina, e para minha sogra, que está em São Paulo, ambos acima de 80 anos. Eles têm se sentido muito mais dispostos. Também estou ministrando lives do projeto de extensão Yoga na UFC todas as sexta-feiras, às 16h, em meu InstagramRicardo Gonzalez, professor do Instituto de Educação Física e Esportes.

Faço ashtanga yoga. Comecei em 2008 e pratico em casa como uma rotina diária para alongar e manter a mente ok. É uma conexão que traz equilíbrio, serenidade, autoconhecimentoLuciana Torres, assistente em administração da Biblioteca da FEAAC.

Tenho feito yoga sozinha, pela plataforma Dog Down. Já pratico musculação, mas agora optei pelo yoga até para conciliar com o bem-estar mental, que ficou prejudicado neste momento de isolamento. Costumo praticar à noite, pois ajuda a pegar no sonoGeisa Silvestre, estudante de Enfermagem.

Tenho feito yoga em casa com meus filhos pequenosLuiza Martins, servidora da Clínica-Escola de Psicologia em Fortaleza.

Quem lida bem com a mente, lida bem com o corpo (ou chega perto disso 😉). Durante o período de distanciamento social, as questões emocionais estão potencializadas. Além de priorizar o que nos proporciona felicidade e dá prazer, tem sido prazeroso dedicar-se a atividades para acalmar a mente e viver o agora. Neste caso, como trocar o namastê (saudação em sânscrito que significa literalmente "eu te saúdo") pelo "nowmastê"? Com o yoga, modalidade campeã de menções na enquete que fizemos! 🧘‍♀️ 🕉

Os ganhos não são só likes e #gratiluz, não é? 👍🏽 ✨ No combo, vêm bem-estar, equilíbrio, paz interior, diminuição da ansiedade e da depressão, melhora da imunidade e, nas modalidades com mais movimentos posturais, flexibilidade e tonificação muscular. Saudades da última vez que consegui me flexionar e encostar as mãos no chão, aos 6 anos! 🙈

Alô, @Deus!

Animação mostra a cantora Shakira rezando de mãos juntas e olhos fechados

Sou católica e tenho orado muito pela descoberta da vacina e pela saúde da humanidade, além de pedido proteção e serenidade para familiares e amigosRita Cláudia, professora do Departamento de Estudos Interdisciplinares.

Toda noite minha filha reza para que esse vírus vá embora, e a gente veja as pessoas que ama ❤️Luiza Martins, servidora da Clínica-Escola de Psicologia em Fortaleza.

Para aqueles que exercitam a espiritualidade, são tempos de se apegar ainda mais forte às crenças vitais. 🙏🏻 Independentemente de qual a religião ou doutrina, há um consenso de que, com fé, o sentimento de proteção e de não estar sozinho é menor. Recebemos depoimentos de pessoas da comunidade acadêmica com diferentes backgrounds religiosos, que têm rezado, orado ou simplesmente conversado com o divino para pedir resiliência e que tudo isto passe o mais rápido possível. E vai passar! 🙌🏻

Para fechar, fica a observação do professor Ricardo Gonzalez, do IEFES: quanto à atividade física, não podemos abrir mão da prudência nem da orientação. "É necessário ter acompanhamento de um profissional da área para que ele oriente quais os tipos de atividade que se podem fazer. Existem exercícios de flexibilidade, trabalhos de tonificação ou neuromusculares que, no lugar de trazer benefícios, podem trazer malefícios. A maioria desses youtubers são atletas, e nem sempre nós somos", diz. Então já sabe, não é? Fazer exercício de qualquer jeito? Nem pensar, "miga", sua "loka"!

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300