Confira cartilha virtual com dicas e ferramentas para auxiliar docentes em atividades remotas

Aulas remotas: alternativas e dicas para auxiliar docentes em atividades à distânciaA suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino, inclusive na Universidade Federal do Ceará, e o isolamento social causado pela pandemia do coronavírus geram uma nova demanda: a de ferramentas e métodos que facilitem o contato remoto entre alunos e professores.

Para ajudar discentes e docentes nessa tarefa, a UFC, por meio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI), desenvolveu uma cartilha virtual sobre aulas remotas.

A ideia do material, disponibilizado como um e-book, é apresentar à comunidade acadêmica alternativas de ferramentas e dicas de produtos que possam ajudar a lidar com a atual situação, de caráter inédito para todos, além de alimentar ideias para projetos futuros.

Na cartilha, os leitores podem encontrar depoimentos dos próprios professores da UFC sobre meios que encontraram de driblar o problema causado pelo isolamento, sem deixar que os alunos fiquem desamparados.

Entre as dicas, estão formas de usabilidade do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), softwares gratuitos para transmissão ao vivo e gravação de videoaulas, métodos de utilização das redes sociais, dicas de aplicativos de gerenciamento de aulas e até a sugestão de produção de podcasts.

Para acessar a cartilha, basta clicar aqui e fazer o download. O material é disponibilizado após o preenchimento de um formulário simples.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.