Professor da UFC é premiado com artigo sobre dificuldades de acesso a remédios para câncer de medula na AL

Imagem: Prof. Fernando Duarte, docente do Departamento de Cirurgia da UFC e chefe da Unidade de Onco-Hematologia do HUWCLeva o nome da Universidade Federal do Ceará um dos artigos mais acessados na British Journal of Haematology, revista científica que é referência internacional em hematologia. O Prof. Fernando Duarte, do Departamento de Cirurgia da UFC, é um dos autores do estudo premiado como Top Downloaded Paper 2018-2019, com um retrato histórico das dificuldades de acesso, na América Latina, a medicamentos cruciais no tratamento do mieloma múltiplo, tipo de câncer que atinge a medula óssea.

Resultado de mais de 10 anos de dedicação, a pesquisa multinacional é intitulada "Padrões de tratamento de mieloma múltiplo e resultados clínicos no estudo observacional de hemato-oncologia na América Latina (HOLA), 2008-2016" (tradução livre).

O Prof. Fernando Duarte e outros 17 pesquisadores, de vários países, verificaram que, embora o mieloma seja uma doença com amplo arsenal terapêutico, pacientes de sistemas públicos de saúde da América Latina não têm acesso ao tratamento ideal devido à escassez na oferta de medicamentos. Com isso, a sobrevida desses pacientes é menor.

"Esse estudo é inédito e mostra um retrato da América Latina comparado aos dos países de 'Primeiro Mundo'. Ele tem uma importância social, política, econômica, na compreensão do acesso da população da América Latina a esses medicamentos", explica o Prof. Fernando Duarte, que é também chefe da Unidade de Onco-Hematologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).

A pesquisa investigou prontuários médicos de 1.103 pacientes com idade média de 61 anos (média alta, ele explica) e mostrou aumento da sobrevida de pacientes tratados com determinadas drogas no período de pré-transplante de medula. "Existe uma diferença no acesso ao tratamento ideal, o que interfere na sobrevida. Há pessoas que não fazem o tratamento porque o remédio não tem no SUS [Sistema Único de Saúde]. É o que acontece", lamenta o docente.

HUWC É REFERÊNCIA POSITIVA – O Prof. Fernando Duarte ressalta que o Hospital Universitário é referência até internacional no atendimento de pacientes com mieloma múltiplo, com cerca de 40 mil pessoas atendidas por ano, gratuitamente, pelo SUS. "Temos um serviço bem estruturado, protocolo próprio de tratamento, realização de transplantes de medula e uma equipe extremamente competente e dedicada, que é um grande diferencial", afirma.

O Serviço de Onco-Hematologia do HUWC é o único do Estado a realizar transplante de medula óssea pelo SUS. Em 2019, o hospital bateu a marca dos 501 transplantes. Segundo o Prof. Fernando, mesmo no atual momento da pandemia de COVID-19, o serviço do Hospital Universitário é um dos poucos do País que continua sendo ofertado.

Todo esse serviço tem garantido boas taxas de sucesso entre os pacientes, mas a oferta de medicamentos pelo SUS continua sendo um desafio. "Muitos doentes vivem o trinômio ‘câncer, pobreza e falta de acesso’, somado agora à COVID-19", explica o pesquisador.

Nesta semana, o Prof. Fernando Duarte publicou outro trabalho sobre o assunto, desta vez na revista Biology of Blood and Marrow Transplantation, da Sociedade Americana de Transplante e Terapia Celular. Ele é o primeiro autor do artigo "Impacto do tratamento antes do transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas em pacientes com síndrome mielodisplásica: resultados do Registro Latino-Americano de Transplante de Medula Óssea" (tradução livre). Outros 17 pesquisadores assinam o trabalho. Em 2019, só o Prof. Fernando Duarte publicou mais de 10 artigos em revistas internacionais da área.

Fonte: Prof. Fernando Duarte, docente do Departamento de Cirurgia da UFC e chefe da Unidade de Onco-Hematologia do HUWC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.