Procurar no portal

Dicas que valem mais que cupom de desconto: economia e organização financeira durante a pandemia

Logomarca da seção BuzzUFC com o texto "Dicas que valem mais que cupom de desconto" ao centroA saúde vem em primeiro lugar; não há dúvida. Porém, com a crise mundial decorrente do novo coronavírus, além do foco na questão sanitária, há outro assunto tirando o sono de muita gente: as finanças! 💰 O Buzz UFC abriu a carteira de "treix reaix" para contar as moedinhas e falar sobre dinheiro.

Nossa equipe realizou uma enquete com a comunidade acadêmica para saber o que estudantes, professores, servidores técnico-administrativos e profissionais terceirizados em atuação na Universidade estão fazendo para tentar economizar e colocar a vida financeira em ordem. 💸 👀 E já que, como dizia a banda Mamonas Assassinas, "money, que é good, nós não have", trazemos dicas que podem ajudar a atravessar este período com os boletos em dia.

1 – Busque conhecimento!

Animação mostra o personagem ET, do filme "ET, o Extraterrestre", sorrindo

Não é que o E.T. Bilu parece ter razão? 👽👆🏼 A melhor maneira de tomar decisões seguras e resolver problemas financeiros é parar de achar que as finanças pessoais são um bicho de sete cabeças e buscar informação. 👹 Além de existirem muitos livros e cursos sobre organização financeira e investimentos (vários gratuitos), o YouTube está cheinho de pessoas que sabem bem do que estão falando quando o assunto é sair do vermelho! Alguns dos influenciadores financeiros com mais visualizações são:

1) Nath Finanças, estudante de Administração e educadora financeira com foco no público de renda mais baixa;
2) Gustavo Cerbasi, escritor, palestrante e consultor financeiro;
3) Nathalia Arcuri, jornalista de economia e coach de finanças;
4) Luciana Fiaux, "personal trainer" da vida financeira e podcaster.

Todos eles têm estilo próprio e expertise para ajudar você a encontrar a motivação que precisa para fazer aquele TED imaginário e transferir dinheiro da sua mente para sua conta.

2 – Adeus, Ifood!

Animação mostra o personagem Will, da série Um Maluco no Pedaço, colocando fogo em uma panela

Passei a usar o aplicativo Organizze e a pedir menos comida por deliveryRebeka Melo, estudante de Sistemas e Mídias Digitais.

Tô controlando pelo app do banco, colocando um mínimo mensal na poupança pra economizarFrancisco Alcântara Júnior, estudante de Sistemas e Mídias Digitais.

Comecei a usar um aplicativo de controle de finanças e venho controlando o impulsoKeller Santos, estudante de Sistemas e Mídias Digitais.

Comendo em casa – Edenilce Peixoto, ex-aluna do Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais e professora da Universidade Regional do Cariri (Urca)

Alunos de SMD já podem criar um clube de poupadores! 🐷 Enquanto não ganhamos na Mega Sena (@Deus, se for da Tua vontade, esta filha está pronta 🙏), dar o primeiro passo rumo à organização financeira é fundamental. 👣 Para isso, além de colocar os neurônios para trabalhar, é uma boa contar com o suporte maroto de aplicativos, sites e outros gadgets tecnológicos que podem nos ajudar a enxergar o "ralo" para onde está indo nosso dinheiro. 🚱

Essas plataformas possuem recursos como separar gastos por categoria, cálculos automáticos, definição de metas a serem cumpridas e acompanhamento em tempo real de saldos e extratos. Os principais bancos tradicionais e digitais já contam com apps próprios, mas existem ainda os independentes, como GuiaBolso, Organizze, Minhas Economias e Orçamento Fácil, todos disponíveis para iOS e Android! 📳

3 – Menos é mais

Animação mostra a protagonista do filme "Delírios de Consumo de Becky Bloom" tirando um cartão de crédito de uma pedra de gelo

Não comprando nada além do necessário: comida e produtos de limpeza e higieneDébora Bezerra.

Sem lazer, sem gastos!Roberta Dutra, professora do Campus da UFC em Quixadá.

Outra medida importante é destinar o dinheiro disponível só ao essencial (e não estou falando daquele perfume 🌷). Coisas que não podem faltar na lista de compras são alimentação, itens de higiene e limpeza básicos (ainda mais importantes em tempos de pandemia) e medicamentos (quando necessários e por indicação médica). Fora isso, todo o resto pode esperar um pouco, principalmente roupas, calçados, acessórios, brinquedos e cosméticos. Por isso, vai logo esvaziando o carrinho daquela loja virtual que está com quatro sapatilhas lindas em promoção por R$ 100 🥿 🥿 🥿 🥿 e aproveita para desabilitar as notificações de promoções de seu celular e e-mail.

4 – Organize aqui, arrume acolá

Animação mostra o personagem Homer, da série Os Simpsons, folheando várias contas

Você pode classificar suas despesas em quatro grandes grupos: fixas obrigatórias, variáveis obrigatórias, fixas não obrigatórias e variáveis não obrigatórias. Geralmente, é mais fácil mexer nas despesas não obrigatórias; no limite a gente pode cortá-las. E nas variáveis obrigatórias, a ideia é diminuir o valor delasÉrico Veras, professor do Departamento de Contabilidade.

Sem pedir delivery e desligando os aparelhos da tomada à noiteAna Isabel Porto, estudante de Publicidade e Propaganda.

O que me ajudou a economizar foi não pagar as passagens e fazer minhas merendas em casa – Andreia Fernandes, estudante de Química - Bacharelado.

Como diz a fada Nath Finanças, o primeiro passo para dar uma guinada na vida financeira é a reestruturação. E como só se remodela o que se conhece, então vamos colocar tudo no papel: as despesas, as receitas (o que entra de dinheiro) e as dívidas 😩, para saber de fato o que é indispensável e o que pode ser reduzido ou renegociado.

Parece complicado? Calma, senhora! 🧘🏽‍♂️ Neste momento de pandemia, serenidade é imprescindível. Segundo o professor Érico Veras, o levantamento de gastos deve ser feito com tranquilidade, de forma leve e transparente, além de priorizar e envolver toda a família. 👩‍👩‍👧‍👦 “Toda dificuldade financeira é transitória, mas não preservar nossa saúde pode nos levar a uma situação irreversível”, aconselha o professor, que até já ministrou cursos de educação financeira para os servidores (e a repórter já está de olho nos próximos 😬).

5 – Mais poupador que o Tio Patinhas

Animação mostra o personagem Tio Patinhas, da Disney, nadando em dinheiro

Recebi o auxílio emergencial e não gastei quase nadaPaulo Roberto Matias, estudante de Geologia.

Eu já organizava e planejava antes; só mantiveMônica Dantas, psicóloga e aluna das Casas de Cultura Estrangeira.

Fica aqui o nosso alô para os famosos “mãozinhas de neném”! ✊ Em momentos delicados como este, é dada muita atenção à necessidade de se poupar e construir uma reserva financeira. Se esse não é o seu caso, saiba que a UFC (por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis) e o Governo Federal, via Cadastro Único, estão com linhas de ação emergencial para amparar quem está em situação mais vulnerável devido à pandemia. 🙌🏽🙏🏼

Que tal começar a partir do que consegue economizar por estar cumprindo o isolamento social? Valores gastos com transporte, lazer e vida social em geral podem ser redirecionados para seus sonhos ou mesmo para um socorro emergencial em tempos difíceis. 🔮

6 – Aquele 🆙 nos dividendos.

Animação mostra o personagem Ian, da série Fresh Off the Boat, como um empreendedor mirim

Embora vivendo tempos de distanciamento social, você pode manter o espírito empreendedor ativo. Primeiro, dê uma conferida nas lives do @cempufc e do @inove_ufcquixada, e depois comece a matutar como você pode fazer algo para incrementar a renda neste período. 💡💵
Diversas empresas juniores da UFC estão prestando consultoria para empreendedores individuais e microempresas, em áreas como gestão empresarial, economia de energia, gestão de mídias e e-commerce, gerenciamento de resíduos, projetos de home office e manutenção de máquinas. E o melhor: a custo zero (isso mesmo, vários nadas!). 😱

Se você é novo nessa área, uma alternativa pode ser exercitar o desapego e buscar, dentro da sua própria casa, objetos que você possa colocar à venda. Há vários sites – nossa dica é o enjoei – para ajudar na venda de itens usados. Outra opção é transformar aquele hobby ou talento em negócio, divulgando-o via redes sociais. Mas lembre-se: use plataformas de venda on-line que ofereçam mecanismos de segurança para você e seu cliente e #fiqueemcasa. 🏡

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300