Pesquisadores publicam em revista internacional artigo sobre nanomateriais a partir de biomassa

Capa da edição de maio da revista Carbon Pesquisa sobre o desenvolvimento de nanomateriais multifuncionais a partir de biomassa e com potencial de aplicação no tratamento de efluentes líquidos e de águas contaminadas está presente na edição de maio da revista Carbon, periódico de relevância internacional no campo de nanomateriais carbonáceos (Qualis A1). O artigo "Strategic design of magnetic carbonaceous nanocomposites and its application as multifunctional adsorbent" ("Design estratégico de nanocompósitos magnéticos carbonáceos e suas aplicações como adsorvente multifuncional", na tradução) tem entre seus autores pesquisadores dos Departamentos de Física e de Química Analítica e Físico-Química, ambos da Universidade Federal do Ceará.

Assinam o texto os pesquisadores da UFC: Laís Helena Sousa Vieira, Carla Manuela Sganzerla Sabino, Janaína Sobreira Rocha, Amauri Jardim de Paula, Antonio Gomes Souza Filho, Pierre Basílio Almeida Fechine, Anupama Ghosh e Odair Pastor Ferreira. Ainda participam do trabalho cientistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Diagrama que apresenta as etapas da pesquisa, com a transformação da biomassa em cápsulas para a remediação ambiental de efluentes líquidos e águas contaminadasNo texto é apresentada a metodologia de preparação de nanocompósitos carbonáceos a partir de biomassa, contendo nanopartículas magnéticas de ferro e óxidos de ferro encapsuladas em carvão ativado. O nanomaterial desenvolvido através dessa técnica pode ser empregado como adsorvente multifuncional – explorando as propriedades do carvão ativado e das nanopartículas de ferro e óxidos de ferro encapsuladas no carvão –, por exemplo, no tratamento de efluentes líquidos ou águas contaminadas. O encapsulamento das nanopartículas magnéticas é uma etapa fundamental nesse processo, para que não ocorra a oxidação das nanopartículas quando em contato com meio a ser remediado e a consequente perda da magnetização.

O artigo traz ainda uma contribuição para a literatura científica por descrever as características físico-químicas de nanocompósitos carbonáceos magnéticos em que foi utilizada a glicose, considerada a molécula-modelo para estudos comparativos com fontes de carbono mais complexas. Atualmente, a equipe do Laboratório de Materiais Funcionais Avançados (LAMFA) da UFC tem obtido sucesso com os nanocompósitos carbonáceos magnéticos a partir do bagaço de cana-de-açúcar.

"Esses novos nanomateriais são preparados pela metodologia de carbonização hidrotérmica, um processo energeticamente e ambientalmente adequado. O fato de utilizar resíduos agroindustriais como fonte de carbono insere os materiais carbonáceos no contexto da produção sustentável de materiais, os chamados ecomateriais", comenta o Prof. Odair Ferreira, coordenador do LAMFA.

Fotos de microscopia eletrônica demonstrando a escala molecular de compostos com carbono, oxigênio e ferro O trabalho faz parte de uma das linhas de pesquisa desenvolvidas no LAMFA que objetiva a valorização dos resíduos agroindustriais através de sua transformação em materiais carbonáceos com propriedades controladas. O LAMFA integra a iniciativa liderada pela Central Analítica da UFC, dentro do Programa do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SISNANO), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que, por meio de Acordo de Cooperação Técnico-Científica celebrado com a UFC, financia a infraestrutura multiusuária.

"Esse é um resultado científico importante que consolida o papel estratégico da Central Analítica na oferta de técnicas avançadas de caracterização dos nanomateriais para os grupos de pesquisa da UFC. É uma contribuição científica de relevo internacional e com potencial de agregar valor às tecnologias ambientais usadas na região e no Brasil, cumprindo bem o papel de laboratório associado ao SISNANO", avalia o Prof. Antonio Gomes Souza Filho, coordenador da Central Analítica e da Iniciativa SISNANO na UFC.

A proposta científica nesse programa conta com a contrapartida da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) ao SISNANO por meio do projeto "Design racional de nanomateriais e aplicações em remediação ambiental, agricultura e saúde".

Fonte: Prof. Odair Pastor Ferreira, do Laboratório de Materiais Funcionais Avançados (LAMFA), do Departamento de Física da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.