Complexo Hospitalar da UFC realiza empréstimo de equipamentos para rede pública de saúde

Imagem: O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) é uma das unidades do Complexo Hospitalar, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)Em mais uma ação de enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19), a Universidade Federal do Ceará realizou empréstimo de equipamentos disponíveis em seu Complexo Hospitalar, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), para a rede de saúde pública do Estado do Ceará, que hoje lida com os problemas causados pela pandemia do vírus.

Ao todo, foram disponibilizados 11 respiradores pulmonares; 13 ventiladores mecânicos, acompanhados de 15 válvulas e 26 circuitos, insumos próprios para o seu funcionamento; e 1 aparelho cardioversor, utilizado para a conversão de ritmos cardíacos.

Os respiradores foram solicitados pelo hospital Leonardo da Vinci, equipamento particular requisitado pelo Governo do Estado para servir como unidade de emergência no combate ao vírus.

Já os ventiladores, solicitados pela Secretaria Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional do Estado, serão utilizados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), enquanto o cardioversor, pedido pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, servirá às unidades hospitalares da Capital. Os equipamentos ficarão sob empréstimo até durar a pandemia de COVID-19.

APOIO – O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ressalta que a Universidade tem trabalhado constantemente para ajudar no combate ao vírus. "A população cearense pode ter a certeza de que a Universidade Federal do Ceará está colaborando ativamente, sempre que possível, para auxiliar os gestores públicos na oferta de respostas à crise sanitária provocada pelo coronavírus", afirmou.

"Contamos, também, com as instituições públicas, empresas privadas e movimentos da sociedade civil organizada para obter mais recursos que potencializem nossas pesquisas e ações extensionistas de enfrentamento da pandemia e promoção da saúde através da ciência", concluiu o reitor.

Para o superintendente dos Hospitais Universitários da UFC/EBSERH, Prof. Carlos Augusto Alencar, o momento de pandemia pede que as unidades de saúde da UFC atuem para prestar toda a assistência necessária à população. "Os hospitais da UFC têm a missão de ensino, mas também de assistência, e não podemos nos furtar dessa realidade. Faremos o que pudermos para apoiar a população cearense", disse.

"Se tínhamos aparelhos que não estavam sendo utilizados e que foram recuperados [por meio de parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC)], achamos que era mais conveniente eles estarem servindo ao público do que parados", pontuou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.