Série Minuto NAF esclarece dúvidas dos contribuintes sobre a declaração do Imposto de Renda

Imagem: Logomarca da série Minuto NAFQuem precisa declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) em 2020? Quais documentos o contribuinte deve reunir para dar início à declaração? Quem pode ser incluído como dependente nesse processo? Afinal, quais despesas médicas são dedutíveis do Imposto de Renda?

Perguntas que afligem o contribuinte brasileiro, todos os anos, no momento em que precisa declarar o Imposto de Renda relativo ao ano anterior, passam a ser respondidas na audiossérie Minuto NAF, produzida pela Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI) da Universidade Federal do Ceará, sob orientação do programa de extensão Educação Fiscal e Cidadania – Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), sediado na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da UFC.

Com estreia nesta quinta-feira (14), a série terá sete episódios e será veiculada semanalmente, sempre às quintas-feiras, no perfil @UFCinforma no Instagram. Assim, o famoso #tbt das redes sociais – com significado de throwback thursday, que pode ser traduzido do inglês como "quinta-feira do retorno ou regresso" – ganha uma nova roupagem: #tbtdoIRPF.

Os temas dos episódios foram escolhidos a partir das dúvidas recebidas pelo NAF da UFC, coordenado pela Profª Lara Capelo Cavalcante. É ela também quem responde às dúvidas na audiossérie, em linguagem simples e direta, em até 1 minuto. "As dúvidas [que recebemos] são muitas, não só no período de declaração do IR de pessoa física, como também durante todo o ano, em relação às pessoas que não entregaram a declaração no prazo ou caíram em malha [fina] e têm que fazer uma [declaração] retificadora", explica a professora.

Para o coordenador da CCSMI, Prof. Chico Neto, os vodcasts são mais um novo formato de difusão de conteúdo apropriado para promover os projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFC, aliando o conhecimento científico às tecnologias digitais de comunicação e informação. "Com esse produto audiovisual, prestamos um serviço qualificado e acessível à sociedade e divulgamos a produção da nossa Universidade ao mesmo tempo", declara o docente.

Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a Receita Federal prorrogou o prazo de declaração do IRPF até 30 de junho. A audiossérie Minuto NAF será finalizada na semana de encerramento do prazo de envio da declaração.

Além de ocorrer a publicação dos episódios da audiossérie no Instagram @UFCinforma, às quintas-feiras, o contribuinte também poderá ouví-la na rádio Universitária FM 107,9, em spots inseridos na programação durante toda a semana, ampliando o alcance dos temas levantados para uma maior parte do público.

Leia também: Programa da UFC oferece serviço gratuito de declaração de Imposto de Renda por e-mail até 25 de junho

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.