Aprovado o plenário virtual do CONSUNI; decisão traz modernidade aos processos da UFC

PlenarioVirtual Miniatura PortalO Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará aprovou, por unanimidade, nesta sexta-feira (15), o modelo de plenário virtual da Universidade. Com o recurso, a UFC passa a dispor de um ambiente democrático, moderno e seguro, que garantirá a continuidade dos processos da instituição nesse contexto de distanciamento social e atividades remotas.

Em planejamento desde setembro de 2019, a implementação do espaço decisório virtual foi antecipada diante das medidas sanitárias necessárias para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O plenário virtual é um recurso moderno que funcionará por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Inspirado em outros espaços digitais de deliberação já em funcionamento no País, o recurso permite a distribuição das matérias a serem votadas, apresentação de pareceres pelos relatores e manifestação dos conselheiros.

"A Universidade não pode parar diante dos desafios. Ela deve agir com protagonismo científico na promoção do bem estar social através da educação. Cumprimento à decisão acertada do CONSUNI em nome da modernização dos processos e celeridade na gestão pública, em conformidade com o estatuto e o regimento institucional. Para a administração universitária, isto significa um enorme avanço e aproximação com as práticas digitais já consolidadas em várias universidades e órgãos como o Superior Tribunal Federal, que já usa do recurso desde 2007", destaca o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque.

Para o Prof. Paulo Matos, diretor da FEAAC e relator do processo de criação do plenário virtual, a importância desse recurso se dá pela transparência que a ferramenta permite e sua confiabilidade, além da otimização do tempo dos conselheiros. "Num momento como esse em que estamos temporariamente sem poder ter eventos presenciais, o ganho de ter uma ferramenta dessas é fundamental, principalmente porque respeita o tempo de análise dos processos. Esta é uma ferramenta inovadora e segura", destaca Matos.

O plenário virtual tem como vantagens adicionais a redução da burocracia, mais agilidade e velocidade na solução de questões processuais rotineiras da instituição. O diretor da Faculdade de Direito, Prof. Maurício Benevides, esclarece que o mecanismo aprovado hoje "não será usado para todos os temas, somente para aqueles em que recorrentemente já exista um posicionamento amadurecido do colegiado, tanto que a resolução prevê a exclusão de uma dezena de assuntos".

Benevides aponta ainda a utilidade do recurso para o contexto da pandemia do novo coronavírus, em que as ferramentas remotas ganharam ainda mais importância. "Recursos como esse se tornam indispensáveis para manter os processos em andamento, evitando-se, por exemplo, que progressões e promoções de interesse dos professores e servidores fiquem parados", exemplifica.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.