Diretório Acadêmico da Física realiza evento especial em comemoração do Dia do Físico, no dia 19

Imagem do eventoO Diretório Acadêmico (DA) do Curso de Física da Universidade Federal do Ceará realiza, na próxima terça-feira (19), um evento especial em comemoração do Dia do Físico. Serão promovidas palestras virtuais com cientistas brasileiros da área sobre o Prêmio Nobel da Física de 2019. Aberto ao público, o evento será transmitido a partir do canal do DA no YouTube, iniciando-se às 15h.

Um dos palestrantes é o Prof. Rogério Rosenfield, presidente da Sociedade Brasileira de Física e pesquisador nível 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O cientista ministrará a palestra "Cosmologia: o amadurecimento de uma ciência".

O segundo palestrante é o Prof. José Renan de Medeiros, pesquisador nível 1A e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Aluno de doutorado do Prof. Michel Mayor, um dos premiados com o Nobel de Física em 2019, o pesquisador apresentará a palestra "Uma breve história do Prêmio Nobel de 2019: exoplanetologia".

Para Lara Hissa, estudante do sétimo semestre do curso e membra do DA, o evento é uma forma de melhor divulgar a ciência, em um momento em que a circulação de informações incorretas ganha força. "Eu vejo grande importância em uma forte divulgação nas redes sociais para proporcionar o contato com a ciência, principalmente para públicos que não necessariamente estão inseridos neste meio de trabalho e estudo e acabam divulgando conteúdos falsos", opina.

DIA DO FÍSICO – A data em alusão aos cientistas da Física, 19 de maio, é uma referência ao ano de 1905, conhecido como o "ano miraculoso de Einstein", quando o alemão publicou uma séries de artigos considerados revolucionários para a área. Foram cinco artigos, entre eles, os que tratavam do efeito fotoelétrico, pesquisa que o levou a ganhar o Nobel em 1921.

Outros artigos igualmente relevantes foram aqueles sobre a teoria da relatividade restrita, que mudou a forma como os cientistas viam o espaço-tempo, e sobre a relação entre energia e massa (fonte da famosa equação E=mc²). Por isso, após 100 anos das publicações, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou 2005 como o Ano Internacional da Física, sendo criado o Dia do Físico.

PESQUISADORES – Rogério Rosenfield é bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1982) e doutor em Física pela Universidade de Chicago (EUA, 1990). É livre docente do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Suas áreas de atuação são a fenomenologia de partículas elementares e a cosmologia.

José Renan de Medeiros é graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1976), na qual é professor, e doutor em Ciências pela Universidade de Genebra (Suíça, 1990). Foi presidente da Sociedade Astronômica Brasileira (1997-2000) e desenvolve atividades de pesquisa em astronomia observacional, com ênfase em instrumentação, espectroscopia, evolução estelar e exoplanetologia.

CIÊNCIA EM LIVE – Outra iniciativa do Diretório Acadêmico é o projeto Ciência em Live, que traz palestras sobre diferentes temas científicos com pesquisadores. Os conteúdos estão disponíveis também no canal do YouTube, e a programação pode ser acompanhada nas redes sociais do DA.

"Nós do Diretório Acadêmico estamos proporcionando projetos como o Ciência em Live com o objetivo de mostrar ao público a importância da ciência, ainda maior no período que estamos passando", diz Lara. "Quem sabe, dessa forma as pessoas entendam a importância e a contribuição que [a Física] traz. Espero inspirarmos outros jovens para conhecer e se aprofundar nessa bela ciência."