Docentes da UFC desenvolvem sistema para análise de curvas de crescimento da COVID-19

Imagem: imagem de um gráfico na tela de um computadorPesquisadores que acompanham a evolução do novo coronavírus no Brasil e no mundo ganharam uma nova ferramenta para auxiliar as análises das curvas de crescimento da COVID-19. Docentes da Universidade Federal do Ceará produziram um sistema on-line capaz de gerar gráficos com dados de casos da COVID-19 em vários países e nos estados brasileiros.

Desenvolvido pelos professores Davi Romero e Criston de Souza, do Campus da UFC em Quixadá, em parceria com o Prof. Raimundo Nogueira, do Departamento de Física, o sistema permite que o pesquisador tenha acesso a tabelas com informações atualizadas diariamente de casos confirmados da COVID-19, óbitos, novos casos, mortes recentes e número de casos recuperados e ativos por País e por estado brasileiro.

Além disso, a pessoa que acessa o sistema pode fazer comparações entre os países e entre os estados do Brasil e até gerar gráficos de evolução da doença. De acordo com o Prof. Davi Romero, o sistema tem o objetivo de "permitir que os usuários façam suas próprias análises sobre a evolução das curvas" a partir de informações fornecidas pelo Ministério da Saúde e pela Universidade Johns Hopkins.

Na aba Curve Fitting, por exemplo, é possível fazer o "ajuste de curva", um método, segundo o docente, para encontrar uma curva que se ajuste a uma série de parâmetros selecionados pelo usuário, como número de casos confirmados, quantidade de óbitos e de pessoas recuperadas, e período de análise.

"Essa técnica é muito utilizada para, a partir de dados conhecidos, fazerem-se extrapolações, permitindo prever valores fora do intervalo conhecido para o cenário hipotético do comportamento dos dados e continuar seguindo a curva que foi ajustada", explica. O sistema ainda gera o ajuste de curva na função matemática escolhida pelo usuário, que pode ser linear, polinomial, exponencial, gaussiana ou sigmoide.

Em outra aba, na Evolving Curve, é possível gerar também um gráfico com a evolução dos ajustes das curvas. "Esse gráfico permite avaliar a tendência das curvas que, como sabemos, muda de acordo com o comportamento [das pessoas] e as políticas públicas", observa o Prof. Davi Romero.

Fonte: Prof. Davi Romero, do Campus da UFC em Quixadá – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.