Novo coronavírus: o que fazer se o orçamento familiar ficar comprometido

Na terceira entrevista da série UFC Talks, o professor Érico Veras Marques, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), fala sobre uma situação muito comum: as pessoas que tiveram o orçamento familiar impactado pela pandemia.

O momento, diz, é único e é preciso manter a serenidade acima de tudo. “O foco é a sobrevivência [das famílias]. O problema, em maior ou menor escala, está afetando a todos”. Para ele, a hora é a de rever os hábitos de consumo, em comum acordo com toda a família, e negociar dívidas e contratos.

ufc{talks} – A pandemia da COVID-19 impactou o orçamento familiar de milhões de pessoas. Quais as principais recomendações para elas?
Érico Veras Marques – Este é um momento ímpar na vida das famílias brasileiras. Ninguém deve se sentir menor ou envergonhado em virtude da situação financeira por que está passando ou possa vir a passar. O maior objetivo neste momento é que a família consiga chegar ao outro lado física e mentalmente saudável. O foco é a sobrevivência. Tenha, então, tranquilidade e serenidade, pois o problema, em maior ou menor escala, está afetando a todos.
Tratando especificamente do aspecto financeiro, temos uma situação na qual a origem do problema é a redução da renda ou, em alguns casos específicos, a falta dela. Nesse contexto, até que você possa voltar a realizar suas atividades, a ordem é reduzir todos os gastos possíveis e evitar toda despesa nova.
Reveja totalmente seus hábitos de consumo. Refaça o seu orçamento, sendo o mais rigoroso possível, em acordo com toda a família, pois todos estão no mesmo barco e são responsáveis. A transparência será fundamental.
Caso você tenha alguma reserva, faça uso dela de forma ordenada. Se com tudo isso, ficarem contas em aberto, a prioridade é pagar as contas de sobrevivência: água, luz, telefone, plano de saúde e o mínimo do cartão de crédito para manter o crédito aberto.

02 Noticia portal ufctalks financasufc{talks} – Qual a importância de renegociar contratos?
Érico Veras Marques – Primeiro, entenda que você não é o único nessa situação. Se você sempre foi um bom pagador, você continua sendo um bom pagador. O que houve foi um “cisne negro na sua vida”. Então, a frase de ordem é negociar e negociar.
Tente mudar o perfil da dívida. Troque dívidas caras e de curto prazo (cartão de crédito e cheque especial) por dívidas mais longas e baratas, como, por exemplo, um empréstimo.
No momento da negociação, lembre que não sabemos quando tudo voltará ao normal. Faça uma negociação viável de ser executada, pois pior do que negociar é ter de renegociar.
Não esqueça que dentro do planejamento da negociação está a revisão do seu orçamento. Se for viável, negocie uma carência (prazo) para começar a pagar a dívida, afinal de contas a sua renda não deverá voltar ao normal imediatamente.
Caso uma negociação amigável não seja viável, procure os órgãos de defesa do consumidor e veja o que pode ser feito. Se for algo muito complexo e de grande valor, procure a ajuda de um profissional qualificado.

03 Noticia portal ufctalks financas

ufc{talks} – Como deve agir quem já tem dívida no atual momento?
Érico Veras Marques – Para quem já tem dívidas, este será um bom momento para negociar e rever a vida. Pois muita gente estará com os mesmos problemas e as instituições obrigatoriamente terão que encontrar alternativas.

Aproveite a oportunidade para organizar a sua vida. Você ganhou uma oportunidade, aproveite e aprenda. Veja quais foram as fontes da sua dívida e não repita o erro. Nesta crise, todos estamos revendo os nossos valores e o que é importante para nossa vida.

ufc{talks} – Aquelas pessoas que possuem alguma reserva financeira devem fazer o quê?
Érico Veras Marques – Gostaria primeiramente de parabenizá-las. A reserva dará condições de enfrentar o problema com um pouco mais de tranquilidade e serenidade. Isto não quer dizer que essa pessoa não precise rever o seu orçamento, pois não se sabe por quanto tempo será necessário usar essa reserva.
Se ela for robusta, aproveite a oportunidade para negociar descontos, pois todos estarão interessado em receber de forma antecipada. Neste momento de taxa de juros baixas, mercado de ações em crise, rendimentos baixos e até mesmo negativos, um desconto pode ser visto com um bom rendimento de aplicação.

04 Noticia portal ufctalks financas